UNINASSAU/UNIFACIMED realiza ação em campanha do Setembro Verde

UNINASSAU/UNIFACIMED realiza ação em campanha do Setembro Verde

Acadêmicos do curso de Medicina da Instituição orientaram a população sobre prevenção do câncer de intestino

A UNINASSAU/UNIFACIMED, por meio da Liga Acadêmica de Gastroenterologia de Cacoal (LIAGE), promoveu uma ação importante de orientação, na quinta-feira (15), no feirão do produtor do município. Acadêmicos do curso de Medicina da Instituição orientaram a população sobre as formas de prevenção do câncer de intestino.

A mobilização faz parte do Setembro Verde, mês dedicado à prevenção e alerta ao câncer de intestino, considerado o terceiro tipo que mais mata no mundo, ficando atrás apenas do de mama e próstata. O câncer de intestino é um problema considerado sério e grave. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), nos últimos anos, a incidência da doença tem crescido, o que aumenta a necessidade da sua prevenção.
 
Os participantes da feira receberam panfletos com orientações sobre a prática de atividade física, alimentação saudável, peso corporal adequado e rastreamento, o que previne a doença. De acordo com o coordenador do curso de Medicina da UNINASSAU/UNIFACIMED, Maiky José de Oliveira, a detecção precoce do câncer colorretal reduz as chances de metástase e aumentam muito as possibilidades de cura. “A Instituição tem esse compromisso com a sociedade, o de educar, alertar e, de alguma forma, prevenir por meio dos atendimentos e ações realizadas. Esse trabalho tem rendido ótimos resultados em uma melhora na saúde das pessoas”, destacou Maiky.
 
De acordo com a presidente da LIAGE e acadêmica do curso de Medicina da Instituição, Monique Armi de Oliveira, caso surjam sintomas, é primordial que as pessoas busquem atendimento médico. “Ficar alerta aos indícios da doença é muito importante. Se há sangue nas fezes, dor abdominal, diarreia ou prisão de ventre, cansaço frequente e perda de peso sem causa aparente, não espere, procure logo um médico”, disse.