Fisioterapeuta graduada pela Facimed, se destaca na área oncológica do Hospital São Daniel Comboni

Fisioterapeuta graduada pela Facimed, se destaca na área oncológica do Hospital São Daniel Comboni

Hospital recebe pacientes de Rondônia e outros estados brasileiros em tratamento contra o câncer

Lenira Maria Arcanjo, se formou no curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) no ano de 2017 e hoje atua na área de Fisioterapia Oncológica no Hospital São Daniel Comboni em Cacoal, onde atende pacientes em tratamento contra o câncer de Rondônia e outros estados brasileiros como o Mato Grosso, mas, antes de atender no Hospital, Lenira percorreu um caminho de muita dedicação ao conhecimento. Ainda durante a formação teve a oportunidade de participar do projeto de extensão de Fisioterapia Oncológica no Câncer de Mama da Facimed, que tem o objetivo de prestar serviços as pacientes em tratamento contra o câncer de mama, promovendo melhora na qualidade de vida. “O convite de participar do projeto veio do professor Dr. Heriton Antônio, devido meu trabalho de conclusão de curso ter sido na área oncológica, a oportunidade de poder ajudar mulheres que fizeram a retirada de mama e propiciar a melhor qualidade de vida a elas foi uma grande experiência”, disse. 

Lenira também investiu na educação continuada e fez Pós-Graduação em Oncologia Multiprofissional na Facimed. “A Pós-Graduação trouxe uma visão ampla de todo contexto da doença e o seu tratamento, por ser multiprofissional, nos proporcionou conhecimento da atuação de diversos profissionais na oncologia e cada um com sua função juntos desempenham papel fundamental para uma assistência de qualidade aos pacientes”, ressaltou.

Desde 2018, Lenira atua na área de Fisioterapia Oncológica na Associação Assistencial a Saúde São Daniel Comboni (ASSDACO) no atendimento ambulatorial. “O serviço de Fisioterapia na ASSDACO é terceirizado e a prestadora de serviço é a Fisioty sob responsabilidade do Fisioterapeuta Dr. Sebastião Feliciano Coelho Júnior, fui selecionada através de currículo e atendo pacientes que desenvolveram linfedema de membro superior após cirurgia para tratamento de câncer de mama”, explicou.

Segundo a Fisioterapeuta, a Facimed foi fundamental para as conquistas profissionais que ela vive hoje. " A instituição me ajudou desde a formação, com professores qualificados que me orientaram e contribuíram com a decisão da área que escolhi, em seguida a participação no projeto de extensão e a Pós-Graduação, que só era possível fora do estado”, destacou.

Lenira em atendimento no projeto de extensão de Fisioterapia Oncológica no Câncer de Mama