Egresso da Facimed e fundador da LAEC é aprovado em Concurso Público

Egresso da Facimed e fundador da LAEC é aprovado em Concurso Público

Léo tomará posse como Enfermeiro no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (HEURO)

Léo Christyan Alves de Lima, egresso do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) fez história na instituição, em 2015 ainda quando cursava os últimos períodos da graduação, fundou a 1ª Liga de Enfermagem do interior do Estado e a 2º de Rondônia, a Liga Acadêmica de Enfermagem em Cardiologia da Facimed (LAEC).

“Tive a ideia de fazer a liga após uma extensão universitária em Monte Negro/RO, onde a maioria dos estudantes de medicina faziam parte de Ligas acadêmicas, então procurei saber o seu funcionamento e se havia ligas de enfermagem, me surpreendi, pois na época havia apenas uma em Porto Velho criada há pouco tempo. Conversei com meu grupo de amigos e concordamos em formar a diretoria, todos com sua determinada função estabelecida em estatuto interno. Foram cerca de 6 meses de desenvolvimento até divulgarmos o primeiro processo seletivo e iniciarmos as atividades no início de 2016, onde já de início pude perceber o interesse dos ligantes em se aprofundar sobre a Cardiologia, realizando projetos de ensino, extensão e pesquisa científica, que são a base para uma liga acadêmica”, destacou.

Em 2016, Léo terminou a faculdade e logo foi aprovado na Residência em Urgência e Trauma do Hospital Regional de Vilhena, durante os 2 anos atuou nos setores de pronto socorro, clínica médica e Unidade de Terapia Intensiva do hospital. “ Poder trabalhar nesses setores críticos durante dois anos foi de intenso aprendizado prático e resiliência”, disse.

Antes mesmo de concluir a Residência, o Enfermeiro prestou seu 1º Concurso Público, da Secretaria de Estado da Saúde de Rondônia (SESAU) e foi aprovado, Léo tomará posse como Enfermeiro no Hospital de Urgência e Emergência Regional de Cacoal (HEURO).

“O ensino e incentivo dos professores desde a criação da liga e ainda até hoje foram fundamentais para essas conquistas. Eu posso falar que não tem segredo para alcançar os seus objetivos, mas é preciso saber o que quer e tentar conquista-los com foco e persistência. Devemos saber que há sempre algo a se fazer, buscar sempre mais conhecimento nos dias de hoje é essencial e devemos sempre agradecer aqueles que nos ajudam em nossa caminhada”.

Neste ano o Enfermeiro também conquistou uma vaga para o curso de Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Acre. Léo conta que seguiu os ensinamentos e conselhos dos professores logo nos primeiros períodos da graduação. “A professora explicou a evolução do aprendizado desde a graduação, depois especialização, mestrado e doutorado e desde então, já tive em mente o que queria após a graduação, focar no mestrado e por fim o doutorado. Os professores sempre incentivaram ir além do que é ensinado em sala de aula, buscando a produção de artigos, participação em congressos, o que conta muito em processos seletivos para residências e pós-graduação”, finalizou.