Egressa da Facimed se destaca na criação de projeto de ginástica laboral para funcionários públicos

Egressa da Facimed se destaca na criação de projeto de ginástica laboral para funcionários públicos

A ideia surgiu da constatação da profissional em relação ao estresse que afasta o servidor das atividades

Marcela Inácio da Silva, se formou no curso de Educação Física na Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) no ano de 2017.  Em fevereiro de 2018 a Educadora Física prestou o seu primeiro concurso público e conquistou a única vaga oferecida pela Prefeitura de Ji-Paraná.  Na cidade ela trabalha na Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), atuando na equipe do núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).  Atuando neste setor, Marcela criou um projeto de ginástica laboral chamado de Vida Saudável no Trabalho, a atividade é voltada para os servidores da rede de saúde pública do município.

A ideia do projeto surgiu da constatação da profissional em relação ao estresse que afasta o servidor das atividades. “Semanalmente visito grande parte das Unidades Básicas de Saúde do município, com dias e horários estipulados. Através de uma pesquisa e artigos científicos e também com a experiência que tive através do estágio supervisionado de ginástica laboral idealizado pelo professor da Facimed, Juliano César Pereira Carneiro, realizado no Centro de Diálise de Cacoal, constatei que os funcionários públicos da Rede SUS são os mais acometidos por elevados níveis de estresse”, destacou.

Segundo Marcela, a ginástica laboral tem duração de no mínimo 10 e máximo 15 minutos, o projeto superou todas as expectativas e já vem trazendo muitos benefícios aos servidores. “Já vejo melhoras visíveis neles, como diminuição de queixa de dores, principalmente nas costas que era a maior queixa, melhora na flexibilidade, diminuição do estresse, e uma melhora que considero fundamental que é a convivência interpessoal, refletindo positivamente até no atendimento aos usuários”, disse.

A Enfermeira, Bruna Barbosa Ferreira, ainda acrescenta que a ginástica melhora o desempenho do trabalho no decorrer do dia. “O exercício pela manhã ajuda começar o dia com mais disposição e ainda temos a interação com os colegas, ouvimos música, o dia fica bem mais animado”, finalizou a funcionária pública.

Estágio de ginástica laboral no Centro de Diálise de Cacoal