Egressa da Facimed realiza projeto de saúde bucal em escolas de Vilhena

Mirlanda contou com a presença de 23 acadêmicos de Odontologia durante a ação

A egressa da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), a dentista Mirlanda Amaral, em parceria com 23 acadêmicos de Odontologia da instituição, realizou uma ação do Projeto “ Sorriso Limpo” na escola Municipal Senador Ronaldo Aragão no município de Vilhena.

De acordo com a dentista, a ideia do projeto surgiu após muitos alunos reclamarem de dor de dente. “A saúde bucal da criança melhora o sorriso e a autoestima. Espero que todos tenham gostado porque foi feito com muito carinho. Temos a intenção de estender para as demais escolas”, comentou Mirlanda.

Profissionais e acadêmicos estiveram envolvidos durante todo o dia com a ação que atendeu 278 alunos do 1° ao 5° ano com palestras, orientações e apresentações teatrais sobre conscientização da saúde bucal, escovação e aplicação de flúor. Os estudantes do curso de Odontologia da Facimed estiveram presentes junto com a professora Zilanda Martins de Almeida.

Rafaela Alves Nascimento do 8º período integral de Odontologia, destacou a importância da ação para a saúde bucal das crianças. “Acreditamos que cada criança deva passar por um odontólogo durante a infância, já que este tem papel fundamental em diagnosticar alterações ósseas, dentárias e entre outras áreas relacionadas a profissão, que são de grande importância para o desenvolvimento infantil. Saímos satisfeitos de cada trabalho, devolvendo além de um sorriso mais saudável, a alegria e a certeza de que ali plantamos informações necessárias para a saúde bucal de excelência”, comentou a estudante.

Além das orientações, foram feitos 165 atendimentos, sendo 110 restaurações e 55 extrações.