Bióloga formada pela Facimed desenvolve pesquisa de Mestrado sobre peixes da região

O estudo visa o desenvolvimento sustentável, assim como o estabelecimento de técnicas e tecnologias na área

A Bióloga Katiele de Jesus Sacoman, formada pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), está realizando um estudo dentro de uma das linhas de pesquisa ofertadas pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR), de prospecção de produtos da sociobiodiversidade e sustentabilidade do bioma amazônico na área de Ictiofauna, que é um ramo da Zoologia que estuda o conjunto das espécies de peixes que existem em cada região. Katiele desenvolve a pesquisa de Mestrado no campus Rolim de Moura.

A aprovação no Mestrado sempre foi o sonho da Bióloga desde a graduação. “Minha vontade sempre foi continuar estudando e atuar no campo de pesquisas, principalmente que possam contribuir para a conservação do nosso bioma Amazônico. Tive incentivo de alguns professores em especial a Iracylene Pinheiro e Ana Paula Albuquerque, que sempre me orientaram em continuar meus estudos. A aprovação do Mestrado é apenas o primeiro passo, pretendo continuar me especializando”, afirmou a egressa do curso de Ciências Biológicas da Facimed.

Os peixes possuem uma importância ecológica e ambiental, principalmente na região amazônica, já que estão presentes na maioria das cadeias alimentares aquáticas e mantém um equilíbrio natural. Cabe ressaltar ainda a grande relevância econômica dos peixes como importante fonte de alimento para os seres humanos.  Segundo a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), Rondônia, Roraima e Pará são os maiores produtores de peixes nativos da Região Norte do Brasil.

Ainda segundo Katiele, as pesquisas desenvolvidas visam o desenvolvimento sustentável da região assim como o estabelecimento de técnicas e tecnologias que permitam um maior conhecimento dos recursos naturais da região, assim como o uso racional dos mesmos.