Artigo da Facimed é publicado em Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical

Os acadêmicos destacaram a importância da pesquisa sobre a malária para a região Norte

Os professores Luciano Teixeira Gomes, Cor Jesus Fernandes Fontes e Andreia Ferreira Nery em parceria com os estudantes de medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), Ananda Karla Bellei, Denise Inácio de Andrade e Priscila Zanini Gotardo, tiveram um artigo publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical,  a 3ª na área de Doenças Infecciosas e Medicina Tropical dentre periódicos nacionais e internacionais e a 6ª no ranking mundial, com acesso 100% aberto e gratuito. A revista publica pesquisas originais relacionadas a doenças tropicais, medicina preventiva, saúde pública, doenças infecciosas e assuntos relacionados.

Com o tema “ Ácido úrico está diminuindo na fase aguda da malária vivax”, os acadêmicos destacaram a importância da pesquisa para a região Norte. “A malária é uma doença infecciosa de grande relevância para a nossa região e com estudos precários em relação a toda a sua fisiopatologia, especialmente em suas formas graves, percebemos que seria interessante ter um estudo sobre o assunto”, disse Ananda.

O estudo foi realizado com base em dados fornecidos pelo Hospital Júlio Müller em Cuiabá-MT, a pesquisa foi iniciada pelos professores. “A produção de novos conhecimentos na área médica é fundamental para aperfeiçoar o diagnóstico, prognóstico e tratamento de várias doenças, principalmente naquelas que são endêmicas na Amazônia Legal, que inclui, portanto, os Estados de Rondônia e Mato Grosso. Além disso, é fundamental que a pesquisa seja divulgada para a comunidade externa, para que outras pessoas possam ter acesso a esse novo conhecimento produzido”, destacou Luciano.

O resultado do trabalho está disponível na plataforma do MEDLINE (PUBMED) de forma gratuita, pode ser facilmente acessado por qualquer pessoa no mundo inteiro por aqui

Professor Luciano, um dos autores do artigo