Acadêmicos de Fisioterapia da Facimed atendem atletas do União Cacoalense

Os jogadores recebem o acompanhamento fisioterápico na clínica escola de Fisioterapia e academia da instituição

Foi por meio de uma conversa entre o presidente da Autarquia Municipal de Esportes de Cacoal (AMEC), Weliton Nunes e o coordenador do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) Marcio Akio Nakanishi, que surgiu o projeto de extensão Fisioterapia Desportiva, onde acadêmicos do 5º e 7º período do curso realizam atendimentos diários aos atletas do time de Cacoal, o União Cacoalense, que atualmente disputa o Campeonato Rondoniense de Futebol.

O Fisioterapeuta responsável pelo time, Marcos Roberto Moreira da Silva, egresso da Facimed é quem encaminha os atletas a Clínica de Fisioterapia da Facimed, lá os estudantes fazem os atendimentos orientados sempre por um professor. “As atividades são de reabilitação de lesões e alterações funcionais decorrentes da prática desportiva, recursos como eletrotermofototerapia, terapia manual e cinesioterapia, realizamos também um trabalho de prevenção com os atletas”, destacou o professor doutor Heriton Marcelo Ribeiro Antônio.  Os jogadores também têm a oportunidade de serem atendidos na Academia Escola da instituição.

Para a estudante Dayane Krauze Boone, participar do projeto é um grande diferencial na formação acadêmica. “Está sendo muito gratificante poder ter essa experiência durante a graduação, pois além de me proporcionar conhecimento e a prática na minha profissão, também ajudamos o time da nossa cidade para que ele tenha maior preparo físico para ir bem nas partidas”, afirmou.

Uma vez por semana os estudantes acompanhados pelos professores também vão ao campo de treino para prestar atendimento e orientações aos atletas. O treinador do time, Simônio Alves Veiga, destaca a importância dos atendimentos dos estudantes para um melhor rendimento dentro de campo. “Só temos a agradecer a Facimed e aos profissionais envolvidos nesta parceria. A ajuda é de grande valia e estamos tendo um resultado impressionante no quadro de cada”, pontuou o treinador.