Acadêmicos de Administração da Facimed visitam empresa de preparação de subprodutos do abate animal

Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as etapas de produção da Pacífico

Para colocar em prática tudo aquilo aprendido em sala de aula, os professores Flávio Lecir Barbosa, Iracylene Pinheiro da Silveira e Rafael José da Silva, acompanharam os acadêmicos do 6º, 7º e 8 período de Administração da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) em uma visita técnica à empresa Pacífico, no local se faz a transformação de subprodutos do abate de animais, que podem ser utilizados como matéria prima para alimentos ou para rações.

Durante a visita eles foram conduzidos pelo sócio e diretor da empresa, Ronivan Marinho. Em cada etapa de produção que os estudantes passavam eles utilizavam os equipamentos de proteção individuais (EPIs). No local além de conheceram o processo produtivo, os estudantes tiveram que realizar atividades abordando durante a visita a parte de planejamento de produção e planejamento estratégico. “Buscando a interdisciplinaridade entre as disciplinas de logística e administração e controle de produção, os estudantes puderam ver em funcionamento uma linha de produção que utiliza muita automação no seu processo de produção além da organização logística da empresa para captação da matéria prima e distribuição do produto finalizado”,  destacou a Coordenadora de Administração, Andressa Samara Masiero Zamberlan.

A Pacífico possui 140 funcionários, sistemas de tratamento de efluentes e gestão de resíduos, equipamentos de ponta com quase todo seu processo automatizado. Os produtos são vendidos para empresas de outros estados e também exportados, sendo referência na qualidade de proteínas.