UNIFACIMED

Conheça a FACIMED

Seja bem-vindo à FACIMED, uma instituição do grupo Ser Educacional. Vamos juntos transformar sonhos em realidade.

Entendendo ser inegável o papel do Ensino, da Pesquisa e da Extensão para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região Amazônica, a FACIMED, pioneira na área da Saúde no interior do estado de Rondônia, nasceu para se tornar o orgulho e tradição da região.

Inova na busca de propostas aplicadas de ensino, visando a formação de profissionais competentes, responsáveis e comprometidos com os princípios do SUS, capazes de atuação e resposta aos novos conceitos de saúde; realiza propostas atinentes à formação de professores por meio de seus cursos de licenciatura e de formação pedagógica; concretiza as especificidades do mercado de trabalho no que se refere aos seus cursos superiores de tecnologia. Todos, enfim, se efetivam, pelas necessidades do mundo do trabalho.

A busca pelo diálogo, pela criação, pela descoberta e pela construção conjunta do saber, são os princípios que norteiam a nossa proposta educacional, comprometida com a saúde e a educação, qualidade de vida e cidadania.

Com o olhar voltado à comunidade, manifesta suas ações e intervenções de docentes e discentes por meio de projetos de extensão, como estratégia teórico/prática, crítica e reflexiva na construção do ensino de qualidade.

A FACIMED iniciou suas atividades em setembro de 2001, ocupando posição de destaque no município de Cacoal e na região norte do País; suas ações se pautaram, desde a criação, pela indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão. Deste modo, serve às comunidades gerando conhecimentos e recursos importantes para o desenvolvimento científico, econômico, profissional, social e cultural, não só no município de sua localização como, também, na região em que se localiza, como polo de uma macrorregião do Estado de Rondônia, abarcando um universo de 32 municípios na chamada região central agrária de Rondônia, além de outros municípios localizados nos Estados de Mato Grosso, Ceará, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba, Pernambuco, Goiás, Amazonas e Acre, objetivando como atividade principal a educação superior, que contempla um significativo conjunto de áreas do conhecimento humano.

No Ensino, inicialmente voltada à área de Saúde, a FACIMED ao longo dos anos de sua existência foi expandindo as áreas de atuação, voltando-se às necessidades do mundo e mercado de trabalho local, regional e estaduais. Assim, da área de saúde direcionou-se, também, às licenciaturas e às superiores tecnológicas, totalizando uma oferta de 21 cursos atuais de graduação estendidos às áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, além das Superiores de Tecnologia.

Paralelamente aos cursos de graduação e atendendo aos requisitos da educação continuada a FACIMED formulou e implantou cursos de pós-graduação, em modalidades condizentes com as graduações superiores oferecidas, totalizando, atualmente, cerca de 35 cursos, dos quais a maioria com turmas de várias edições. Oferece, ainda, a FACIMED, no âmbito do Instituto Superior de Educação – ISE, o Programa Especial de Formação Pedagógica de Professores - PREFOPE, destinado aos profissionais que estão no exercício do magistério.

Na Pesquisa, a instituição possui como linhas a Saúde Coletiva (Programas de Saúde; Epidemiologia; Saúde e Sociedade Vigilância da Saúde; Cultura e Humanização do Cuidado; Saúde Corpo e Mente);a Educação e Formação Profissional (Ser Humano no Ambiente Regional; Educação Inclusiva; Práticas Docentes; Educação Infantil, Práticas Lúdicas e Multiculturalismo; Pedagogia, Formação e Prática Docentes Política; Financiamento e Gestão da Educação); e a Análise do Comportamento Humano (Culturas e Migração Regional; Biologia, Ecologia e Tecnologias de monitoramento da Flora e Fauna Rondoniense; Avaliação de Sistemas, Programas e Serviços de Saúde e Ambiente).

Na Extensão, a FACIMED atua em múltiplos projetos que abrangem 10 linhas de ações: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho; Relações Étnico-raciais e História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena.

A partir de novembro de 2020, a FACIMED passou a fazer parte de um dos maiores grupos de ensino superior do Brasil, o grupo Ser Educacional e passa a ter a chancela da marca UNIFACIMED.

As instituições se unem em único propósito: produzir e transmitir o conhecimento e formação do cidadão, elementos indispensáveis para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. Para isso, os estudantes contam, não somente uma estrutura adequada para a sua formação, mas também um corpo de colaboradores com sentimento de perseverança, dedicação, entrosamento, responsabilidade e compromisso com os ideais universitários.

Assim se faz justiça ao lema “a Faculdade que já nasceu no século XXI”, para a promoção de uma sociedade mais justa e equânime, compromissada com a responsabilidade social no tocante à cidadania, à saúde, à educação, à democracia e à pluralidade cultural.

Janguiê Diniz
Reitor