Residência no Hospital Regional de Cacoal é conquista para egressas de Enfermagem da Facimed

Para as Enfermeiras a residência é o 1º passo para uma carreira de sucesso

Para profissionais da saúde, uma das grandes conquistas no começo da carreira, além da graduação é claro, é a residência, uma Pós-Graduação (Especialização) voltada para a educação em serviço e destinada às categorias que integram a área de saúde.

No fim do ano passado, Suane Beatriz Silva Alves e Poliana Deise Pereira, terminaram o curso de Enfermagem na Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), as estudantes faziam parte da LAEC (Liga Acadêmica de Enfermagem em Cardiologia). Segundo Suane, foi por incentivo da liga que as meninas tentaram a residência no Hospital Regional de Cacoal. “Eu queria realmente fazer algo ou na área de emergência ou na área de UTI, mas só tinha em Vilhena, felizmente esse ano saiu aqui em Cacoal, fiquei muito feliz, logo quando saiu o edital, eu me inscrevi e peguei firme nos estudos para conseguir passar, eu queria muito ficar entre as 4 vagas”, contou Suane.

Mas a enfermeira foi além, ela garantiu o 1º lugar na residência em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). “A faculdade me ajudou muito, com a qualidade de ensino que os professores passam para nós e também a liga me auxiliou com a questão da publicação de artigos, que contribui na pontuação para que eu ficasse em primeiro lugar”, destacou.

Para Poliana, não foi diferente, ela garantiu uma vaga na residência em Atenção Hospitalar. “O processo para conquistar uma vaga  começa desde a graduação, pois é onde conseguimos desenvolver vários projetos e o interesse para a pesquisa. Durante a faculdade tentei ao máximo participar de projetos que a instituição e os professores ofereciam, como por exemplo, um dos que participei foi a LAEC e o PIIC (Programa de Incentivo à Iniciação Científica), assim consegui ampliar meu lattes e alcançar uma nota boa no processo”, contou Poliana.

A enfermeira que já faz Pós em UTI na Facimed, garante que a rotina de 60 horas semanais durante os 2 anos de residência, não vai ser fácil, mas todo esforço valerá a pena futuramente para o sucesso profissional.