Projeto Feliz Idade da Facimed está com inscrições abertas

A atividade física na terceira idade entra como um elemento indispensável para retardar o processo de envelhecimento

O exercício físico não é mais exclusividade para jovens, atualmente a terceira idade tem feito a diferença quando o assunto é se movimentar. Com as orientações e recomendações de profissionais da saúde, os idosos perceberam que o exercício é sinônimo de longevidade e boa saúde.

Um bom exemplo de forma física e vida saudável é Antônio, 65, quem vê a disposição do aposentado se surpreende. É comum no projeto, ouvir dos colegas, que seu Antônio tem pique e disposição de garoto, isso porque, ele reconheceu a importância da prática do exercício na vida dele. “Depois que a médica me deu o laudo com a situação da minha saúde, percebi que tinha que mudar, então procurei o programa Feliz idade e comecei a me movimentar, logo no primeiro mês eu me senti muito mais disposto, notei que viver sem atividade física é muito ruim. Aqui no projeto, tenho o acompanhamento de profissionais e estudantes que me passam o exercício próprio para quem tem problemas cardíacos, hoje sou uma pessoa muito mais saudável”, relembrou o aposentado.

A atividade física na terceira idade entra como um elemento indispensável para retardar o processo de envelhecimento. Seu Antônio é apenas um dos vários idosos já atendidos pelo Feliz idade ao longo dos mais de 10 anos de existência, o projeto desenvolvido pela Facimed, tem a missão de oferecer uma mudança positiva na vida e saúde da população idosa. “Com a prática do exercício físico, houve uma melhora das capacidades funcionais desses idosos, onde os mesmos foram avaliados através de teste e obtiveram uma melhora significativa com relação à força e a melhora de se locomover. Essa prática de exercício físico poderá ajudar grandemente o idoso a manter o tónus muscular, a boa circulação sanguínea promovendo assim, o bom desenvolvimento de todas as suas capacidades funcionais. O corpo que se movimenta se transforma e envelhece bem”, disse a coordenadora do projeto, Hacise Colatto.

Os interessados em participar, devem se inscrever na Unidade I da Facimed, com a cópia do CPF, RG, comprovante de endereço, atestado do médico cardiologista de apto para a prática de exercício, foto 3x4, atestado de apto a piscina (exame de pele, que pode ser feito no posto de saúde), ter 60 anos ou mais.  As inscrições são feitas no mesmo horário do projeto que acontece segunda e quarta-feira das 14h:20 às 16:00 e na sexta-feira na Associação dos Policiais e Bombeiros Militares de Cacoal) APMC das 7h:50 às 9h:30 com hidroginástica.