Projeto de Ginástica Laboral da Facimed leva qualidade de vida à servidores públicos

Os exercícios combatem a má postura, fadiga corporal e auxilia na melhora do rendimento dos colaboradores

O projeto “Qualidade de Vida no Trabalho”, desenvolvido por acadêmicos do 7º e 8º período de Educação Física da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) e supervisionado pelo professor Juliano César Pereira Carneiro, tem contribuído para a saúde de funcionários públicos dos setores administrativo e pedagógico, incluindo professores de escolas de Cacoal e região e colaboradores da Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). “A Ginástica Laboral é realizada de 2 a 3 vezes na semana e os atendimentos são feitos por setor, devido a individualidade de cada grupo por ter uma demanda diferente entre si”, explicou o professor Juliano.

O projeto foi criado no ano passado e já trouxe grandes benefícios para os participantes. A Ginástica Laboral combate a má postura, fadiga corporal e auxilia na melhora do rendimento dos colaboradores, além de auxiliar na prevenção de doenças laborais, redução do sedentarismo, melhora do condicionamento físico, redução da fadiga, combate a tensões, melhora da autoestima, aumento da produtividade, diminuição dos afastamentos e melhora a interação entre os colaboradores. Para a acadêmica Carolina Barbosa de Assis, poder proporcionar melhor qualidade de vida aos trabalhadores é gratificante. “É um aprendizado enorme, poder vivenciar mais uma área da Educação Física, além de poder mostrar aos alunos do ensino médio as áreas de atuação do profissional de Educação Física, tirando um pouco do estereótipo de que nós atuamos somente na área esportiva e de academias”, destacou a acadêmica.