Professores de Psicologia da Facimed publicam artigo sobre atendimento psicológico a discentes

Acaba de ser publicado na Revista de Política e Gestão Educacional (qualis b2), do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Araraquara, o artigo “Atendimento psicológico e demandas discentes a partir de serviços em faculdades privadas do norte do país”, de Núbia Roberta Ayres e Cleber Lizardo de Assis, docentes do curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal-Facimed.

Segundo os docentes, o artigo tem o objetivo de discutir as possibilidades de atuação do psicólogo junto a estudantes da Educação Superior, a partir de uma tipologia de casos nesses serviços.

Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre dificuldade de aprendizagem de acadêmicos do nível superior, as queixas do fracasso no âmbito do processo de escolarização e os fatores associados, além de conceitos de psicoterapia breve instrumentalizada a este tipo de atendimento. Adotaram ainda como vinhetas, elementos coletados de documentos de atendimentos psicológicos em 02 instituições de ensino superior.

Os autores apontam que se faz necessário na diminuição das tensões e problemas presentes na Educação Superior por meio dos acadêmicos à inserção de uma perspectiva psicológica, aliada a práticas pedagógicas, uma vez que foi observado que a dificuldade de aprendizagem dos acadêmicos estudados estava diretamente relacionadas a fatores intrínsecos, ou seja, emocionais.

Para acessar o artigo: http://seer.fclar.unesp.br/rpge/article/view/10012