Professora da Facimed tem artigo publicado em importante revista americana

“Frontiers in Physiology” é considerada a segunda mais citada na área de fisiologia

A docente do curso de Educação Física Dra. Laize Peron Tófolo, teve o trabalho publicado como co-autora na revista americana “Frontiers in Physiology”, considerada a segunda mais citada na área de fisiologia, com fator de impacto 4.134 e classificada A1 no qualis da Educação Física.

O trabalho intitulado “Treinamento de exercício aeróbico atenua o crescimento tumoral e reduz a secreção de insulina em ratos com Tumor Walker 256” em inglês, “Aerobic Exercise Training Attenuates Tumor Growth and Reduces Insulin Secretion in Walker 256 Tumor-Bearing Rats”, surgiu da pesquisa de doutorado da professora Dra. Veridiana Mota Moreira, realizada no Laboratório de Biologia Celular da Secreção (LBCS) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e orientada pelo professor Dr. Paulo Cézar de Freitas Mathias, na qual Laize participou e contribuiu com o desenvolvimento da pesquisa e da publicação. “Para nós pesquisadores, a publicação de uma pesquisa em uma revista científica bem conceituada é considerada a conclusão de uma etapa científica e motivo de comemoração devido ao reconhecimento do trabalho. Uma publicação bem sucedida nos mostra que somos capazes de desenvolver pesquisas de qualidade, com alto grau de confiabilidade e inovação, assim como os demais pesquisadores de outros países. Além disso, contribuímos com a ciência para a elucidação de mecanismos desenvolvidos com a prática de exercícios físicos e a importância a nível celular e molecular dessa prática, já que estudos deste tipo, ainda são escassos”, disse Laize.

Ainda segundo a professora, o tema foi escolhido pois se encaixa na linha de pesquisa estudada no LBCS da UEM, que tem como foco “a origem desenvolvimentista da saúde e da doença, estudado por pesquisadores do mundo todo, intitulado em inglês “Develomental Origens of Health and Disease – DOHaD”. Nesta linha de pesquisa o objetivo é entender os fatores determinantes para o desenvolvimento da saúde ou da doença na vida adulta, estudando o exercício físico como um fator que determinou o desenvolvimento da saúde em ratos Wistar.

Acesse o artigo aqui