Pesquisa de acadêmicos de Medicina da Facimed se torna capítulo de livro sobre Patologia das Doenças

Os estudantes receberam um convite da Editora Atena, para fazer parte do capítulo 3 do e-book

Os estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), Hannihe Lissa Bergamin, Bruno Fuzari Silva Sara e Regina Vaz Garcia, tiveram em 2016 a ideia de elaborar um perfil epidemiológico da sífilis gestacional em Cacoal, preocupados com a saúde da população a pesquisa tomou forma com a orientação da professora Andressa de Oliveira da Costa. “Nós utilizamos dados secundários para a construção deste perfil, isto é, dados que foram coletados através das fichas de notificação e disponibilizados pela Secretaria de Saúde de Cacoal. Desde a primeira tentativa, os funcionários que nos atenderam foram sempre muito solícitos”, destacou Hannihe.

Devido à importância e qualidade da pesquisa, em 2017 o trabalho foi aprovado e apresentado no 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (o MedTrop) em Cuiabá-MT, o evento trouxe como tema central o “Ambiente e Doenças Tropicais: desafios para campos e cidades”. O MedTrop, além de promover o debate central entre os participantes de diferentes formações na área da saúde, também abre espaço para as discussões sobre as principais pesquisas realizadas ou em andamento sobre as doenças tropicais.

Em 2018 o trabalho rendeu ainda mais resultados, em março os estudantes receberam um convite da Editora Atena, para fazer parte do e-book Patologia das Doenças. “O convite nos deixou super entusiasmados, em dezembro o livro foi lançado e nosso capítulo agregado, isso nos motiva a querer pesquisar mais, buscar sempre mais conhecimento”, finalizou Hannihe.

O capítulo 3 do livro Patologia das Doenças pode ser acessado aqui