Pesquisa de acadêmicos de Enfermagem é publicada em Revista da UNEMAT

Os estudantes ressaltaram a relevância das campanhas de prevenção, incentivando a população a realizar exames preventivos buscando o diagnóstico precoce

Os estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), Gleison Faria e Aline de Souza Gude, sob a orientação da professora e Enfermeira Mariana Kely Diniz, tiveram o Trabalho de Conclusão de Curso publicado no Journal Health NPEPS - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Política, Planejamento, Organização e Práticas (individual e coletiva) em Saúde da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). A pesquisa explana o perfil epidemiológico da população com câncer de Cacoal, baseado em dados de prontuários entre 2012 a 2018 no Centro Oncológico. “ A pesquisa cientifica em saúde se torna importante não só com o objetivo curativo de doenças, mas também na prevenção e promoção de saúde, provendo ao indivíduo meios para melhoria da qualidade de vida”, destaca Aline.

Com os resultados obtidos, os estudantes ressaltaram a relevância das campanhas de prevenção que são realizadas ao longo dos anos, incentivando a população a realizar exames preventivos, buscando o diagnóstico precoce bem como acompanhamento profissional adequado.

Os trabalhos publicados no periódico, são bem avaliados por doutores, a revista tem qualificação B2. “Um trabalho publicado em uma universidade pública é gratificante, pois mostra, que o interesse dos revisores nas orientações prestadas durante a correção é importante para a sociedade e futuros pesquisadores”, afirma Gleison.

A Journal Health NPEPS possui a missão de promover divulgação dos estudos científicos na área da saúde com primor e alcance global. Todo conteúdo é disponibilizado gratuitamente, em forma eletrônica e com acesso livre. Você pode acessar a pesquisa dos acadêmicos aqui