Parceria entre Facimed e IDARON leva acadêmicos de Medicina Veterinária para curso em Costa Marques

Durante a aula eles simularam casos de febre aftosa

Desde 2014 a Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) tem mantido uma importante parceria com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON). Todos os semestres acadêmicos de Medicina Veterinária do 10º período noturno da disciplina de Vigilância e Fiscalização Ambiental e de Fronteira, se deslocam até Costa Marques, município a 406 quilômetro de Cacoal, para terem um curso de simulação ao atendimento a suspeita de enfermidade vesicular, que é a investigação de casos de febre aftosa.

Durante toda a simulação realizada em uma propriedade escolhida pela IDARON, eles têm a missão de analisar os animais, descobrir a possível origem do foco e as medidas que se deve tomar em relação a situação. Antes de começar o curso é feita uma revisão teórica com os estudantes e após isso, eles partem para a prática, no final os estudantes apresentam um relatório de forma bem detalhada e navegam pelo Rio Guaporé, com a embarcação Quero Quero, utilizada pela IDARON na fiscalização de fronteiras.

Todo o curso foi ministrado pelo Médico Veterinário Dr. Márcio Alex Petro, Coordenador Estadual do Programa de Erradicação da Febre Aftosa da Agência IDARON e também pelo Professor, Médico Veterinário da Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) Cristian José da Silva. “É de alto nível esse treinamento feito em Costa Marques, Dr Márcio é referência pelo próprio Ministério da Agricultura, ele trabalha treinando os Médicos Veterinários de Defesa Agropecuária do Brasil e da América do Sul. A IDARON quer cada vez mais preparar os universitários com esse olhar para a defesa agropecuária”, explicou o professor.

Durante a viagem os estudantes aproveitaram e visitaram o Forte Príncipe da Beira, uma das maiores obras edificadas pela engenharia militar portuguesa no Brasil Colonial, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).