Medicina da Facimed faz atendimento na carreta do “Projeto Roda Hans”

A unidade móvel percorre diversas cidades e tem o objetivo de realizar exames e orientar à população quanto a Hanseníase

O “Projeto Roda-Hans” é uma carreta itinerante que percorre diversas cidades e tem o objetivo de realizar exames e orientar à população quanto a Hanseníase. A unidade móvel que possui cinco consultórios e um laboratório esteve em Cacoal durante 3 dias para realizar consultas dermatológicas, avaliações de manchas, testes rápidos de sífilis e hepatites, aferição de pressão arterial e glicemia, atualização de vacinas e também palestras com profissionais.

O serviço realizado em frete à prefeitura foi promovido pelo Governo de Rondônia e contou com a parceria de acadêmicos de Medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), que contribuíram nos atendimentos e orientação à população.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria, a transmissão se dá pelo contato prolongado e frequente com uma pessoa infectada pelo bacilo que não esteja em tratamento. O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica: aplicação de testes de sensibilidade, força motora e palpação dos nervos dos braços, pernas e olhos. Quando a pessoa inicia o tratamento para erradicar a doença, a transmissão é interrompida.

A Hanseníase tem cura, mas, se não tratada, pode deixar sequelas. Por isso, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, mais rápido o tratamento poderá ser iniciado, permitindo a quebra da cadeia de transmissão do bacilo.