Medicina da Facimed desenvolve projeto “Seja um Herói”

O objetivo do trabalho é levar conhecimento aos adolescentes e comunidade surda sobre os primeiros socorros

Sempre pensando no bem-estar da população, acadêmicos de Medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) desenvolveram o projeto “Seja um Herói”, que foi idealizado com o objetivo de levar conhecimento à sociedade, principalmente, aos jovens e adolescentes, sobre primeiros socorros. “São procedimentos simples com a finalidade de salvar vidas em situações de urgências e emergências, eles aprendem a dar assistência imediata a uma pessoa ferida, até que o socorro especializado chegue no local”, explicou a professora responsável pelo projeto, Mariana Lima.

Dessa forma os estudantes promoveram uma capacitação a alunos do ensino médio e professores da Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade de Cacoal, orientando como atuar em momentos em que a vida de outra pessoa está em risco, podendo assim, dar assistência imediata a uma pessoa ferida, até que o socorro especializado esteja no local para prestar uma assistência mais minuciosa, adequada e definitiva.

O projeto também foi desenvolvido pensando na comunidade surda, principalmente na barreira comunicacional existente entre ouvintes e surdos. Os estudantes, com auxílio da intérprete e professora da língua brasileira de sinais (libras) Vanize Adriana Schmitt, produziram um vídeo de primeiros socorros sobre a temática, que será disponibilizado nas redes sociais.