LAEGO promove 1º encontro de gestantes, na Unidade Básica de Saúde do bairro Vilage do Sol I

O projeto tem como objetivo, trabalhar as noções básicas de saúde da gestante e da criança

A Liga Acadêmica de Enfermagem de Ginecologia e Obstetrícia (LAEGO), está realizando encontros com gestantes na Unidade Básica de Saúde do bairro Vilage do Sol I. O projeto tem como objetivo, trabalhar as noções básicas de saúde da gestante e da criança, incentivar a realização do pré-natal, defender e incentivar o aleitamento materno, estimular sentimentos de valorização da vida e de ser mãe e também vivenciar momentos de lazer. Segundo a acadêmica e Presidente da Liga, Graciely dos Santos da Luz, um dos grandes medos das gestantes é a violência obstétrica no momento do parto. "Surgiram dúvidas sobre a permissão de levar um acompanhante no momento do parto. Por lei, é permitido, mas infelizmente, nosso município ainda não tem estrutura para que isso aconteça”, destacou a estudante.

Durante o encontro, as futuras mães, foram orientadas sobre a importância do pré-natal, os benefícios e direitos da gestante durante todo o período. As acadêmicas de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal-Facimed, também explicaram sobre o uso do protetor solar, que é importantíssimo durante a gestação, preparo das mamas e alimentação saudável.

O projeto terá 4 encontros, um em cada mês, em cada um deles será abordado temas diferentes, como: mudanças fisiológicas na gestação e a importância do pré-natal; tipos de parto/ direitos da gestante/planejamento familiar; cuidados com RN/ nutrição da gestante e do bebê; aleitamento materno e trabalho de parto/papel da doula (assistente de parto).