LAEC atendeu mais de 500 alunos e profissionais no primeiro semestre de 2017

A liga acadêmica tem sido fundamental na promoção da saúde em comunidades de Cacoal e região

Fundada em 17 de agosto de 2015, a Liga Acadêmica de Enfermagem em Cardiologia (LAEC), é uma entidade sem fins lucrativos organizada por estudantes da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal- Facimed, que trabalha junto à comunidade científica na promoção e qualificação da população e equipes multiprofissionais, através de oficinas de capacitação e confecção de artigos científicos com enfoque em cardiologia.

Só no primeiro semestre deste ano a LAEC atendeu mais de 500 alunos e profissionais da área, por meio de palestras e cursos. Atualmente, a liga conta com a participação de 24 acadêmicos de enfermagem. Neste ano, foram promovidas pela liga, com apoio da Facimed, 4 oficinas de Ressuscitação cardiopulmonar (RCP) na escola Maria Aurora do Nascimento, no Instituto Federal de Rondônia e também na Guarda Mirim de Espigão D'Oeste. Além disso, a LAEC capacitou a equipe da Unidade Básica de Saúde Nova Esperança, no manuseio e realização do Eletrocardiograma.

No mês de maio, foi promovido uma oficina de instalação e manuseio de dispositivos supraglóticos e cateter, e um curso de punção intraóssea, com a participação e capacitação de 120 acadêmicos e profissionais de enfermagem.

Para o vice- presidente da liga, Lucas Resende Aniceto, a LAEC tem sido fundamental na promoção da saúde em comunidades de Cacoal e região. “De acordo com os princípios da LAEC, a população precisa ser alertada quanto aos riscos cardiovasculares que tem sido uma das principais causas de morte no país. Portanto, a instrução de crianças, jovens e adultos, tem possibilitado mudanças de conduta mediante uma situação de emergência cardiovascular, assim como condutas perante uma situação de risco cardiovascular ou cardiopatia”. Ressaltou Resende.