Facimed recebe estudante Mexicano pelo comitê da IFMSA Brazil

Durante o intercâmbio acadêmico, Amaury faz estágio no Hospital Heuro e participa de capacitações nos laboratórios da faculdade

Amaury Martinez, chegou em Cacoal no dia 30 de junho, o Mexicano da cidade de Monterrey, Norte do México, é acadêmico de Medicina da Universidad Autónoma de Nuevo Léon e participa de um intercambio acadêmico pela Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA), maior organização estudantil do mundo. Durante sua estadia na cidade, Amaury faz estágio no Hospital de Urgência e Emergência de Cacoal (HEURO) ele também participa de capacitações nos laboratórios da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed).

Amaury que estuda o 10º semestre, compõe a turma de estudantes do internato do curso de Medicina da Facimed, o estágio fica sob a supervisão de um professor da instituição. Segundo o intercambista, o que mais o impressionou foi o sistema de saúde gratuito. “No México temos que pagar pelo sistema de saúde, a UTI por exemplo, é muito cara, quando o paciente não tem dinheiro tem que buscar ajuda, apoio familiar para conseguir o dinheiro e pagar”, contou o intercambista.

Além do estágio, Amaury também tem conhecido a cultura brasileira. “Me ensinaram coisas típicas daqui, como a gastronomia, comi esfirras, tomei tereré, está sendo uma ótima experiência. O que achei bem parecido com a minha faculdade é a amizade que os estudantes têm por aqui, todo mundo procura se ajudar”, declarou Martinez.

Amaury é o primeiro intercambista vindo do exterior pela IFMSA Brazil Facimed, a organização sem fins lucrativos é formada por acadêmicos de Medicina pertencente a IFMSA Brazil, que promove e estimula a atuação dos membros em diversos eixos, como atividades, educação médica, representatividade, humanização, pesquisa e intercâmbios.

O Comitê local da Facimed oferece intercâmbio tanto nacional, quanto internacional, clínico cirúrgico ou em pesquisa.  A experiência tem duração de quatro semanas e é tradada em bases bilaterais. “Esse intercâmbio é realizado nas maiores e melhores faculdades do país. Reúne mais de 70 escolas médicas no Brasil e vários países do mundo. O acadêmico de Medicina da Facimed conta com essa excelente oportunidade de vivenciar realidades e culturas diferentes, aprendendo com preceptores e professores dos mais variados locais”, destacou o Presidente da IFMSA Brazil Facimed, Gustavo Henrique.

Qualquer estudante de Medicina da Facimed têm a oportunidade de vivenciar a experiência. Segundo um dos Diretores de Intercambio da IFMSA Brazil Facimed, Matheus Platini de Souza, o processo possui duas fases. “Tem a primeira inscrição que acontece uma vez ao ano, e aí o estudante pode escolher o mês que tem interesse em fazer, nessa primeira fase, o estudante é escolhido pelo currículo, ou seja, quanto mais trabalhos científicos, mais participações em congressos e ligas, mais chances para conseguir. Todo dia 18 de cada mês é divulgado a lista de vagas para o intercambio nacional e todo dia 19 para o internacional. Todas as dúvidas podem ser tiradas com os membros do comitê e a inscrição que é online também é feita por nós”, explicou Matheus.

Amaury no laboratório de UTI Simulado da Facimed