Facimed realiza ação em saúde na Casa de Detenção de Cacoal

Foram feitos testes rápidos e consultas de enfermagem

39 detentos foram atendidos por acadêmicos de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), a ação foi em parceria com a equipe de saúde da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Durante o atendimentos os estudantes fizeram consultas de enfermagem para busca ativa de casos de tuberculose e rastreamento para hanseníase, infecções sexualmente transmissíveis, hepatites B e C e o HIV.

Testes rápidos também foram feitos, aferição de sinais vitais, peso e altura. Um dos objetivos das consultas foi o de identificar pacientes usuários de álcool e outras drogas. “Essa ação demonstra a grande força da enfermagem nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), de promoção da saúde e prevenção de doenças.  O estudantes puderam realizar algumas práticas reafirmando as aulas da faculdade, fazendo as orientações em saúde à pessoas que necessitam, mesmo estando à margem de um processo de vida em sociedade. Foram atendidos apenados de várias idades e diferentes infrações”, destacou a enfermeira e professora do curso da Facimed, Jussara de Farias Castro.

Após o atendimento foi enviado um relatório da ação para a Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde Pública (GESAU).