Facimed oferece bolsas de incentivo à pesquisa aos acadêmicos por meio do PIIC

O Programa de Incentivo à Iniciação Científica mais conhecido como PIIC, é um investimento oferecido pela Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), que busca incentivar a pesquisa entre acadêmicos e professores por meio de bolsas com duração de até 1 ano.

A Facimed acredita que a iniciação científica é responsável pela expansão dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e que seja o primeiro contato do estudante com a pesquisa acadêmica. “ Há um entendimento que o estudante quer um estímulo, a bolsa é uma forma de bonificar, de estimular, tenho certeza que esses projetos marcarão o currículo desses acadêmicos”, destacou a Diretora Geral da Facimed, Daniela Shintani.

Fagnyelly Gonçalves dos Santos Terra, está entre os 6 acadêmicos com trabalhos aprovados no PIIC. “ Foi uma alegria muito grande ter essa oportunidade, a Facimed está abrindo portas a qual eu nunca imaginei que poderia passar, a faculdade em si mostra realmente que tem interessam no conhecimento, na pesquisa. Sou muito grata pela Facimed ter apostado em mim e ter acreditado que posso desenvolver uma boa pesquisa”, contou a estudante de Enfermagem.

Para os estudantes, ingressar em projetos de pesquisa científica pode ampliar os rumos profissionais mesmo antes de concluir a graduação. Edson Lorran, por exemplo, está desenvolvendo uma pesquisa sobre protocolo anestésico em felinos submetidos a castração. “ É a castração de cirurgia letiva, que é aquela em que não é necessária para a saúde do animal, mas o proprietário escolhe. O protocolo que vamos avaliar é muito difundido aqui na região, mas causa efeitos colaterais no coração no animal, queremos avaliar esses efeitos em 20 gatos entre 10 femeas e 10 machos e ver quais os efeitos desses fármacos a nível sistêmicos”, explicou o acadêmico de Medicina Veterinária.

O PIIC é um investimento totalmente da Facimed, 6 acadêmicos juntamente com os orientadores foram selecionados este ano pelo programa. Todos os trabalhos serão publicados na Revista Científica da Facimed e apresentados no Simpósio de Iniciação Científica da instituição, que acontece em novembro na Unidade I. São eles:

“Avaliação clinico laboratorial dos efeitos da anestesia dissociativa com atropina-xilazina-cetamina, em felinos submetidos a cirurgia eletiva” do acadêmico de medicina veterinária, Edson Lorran, orientado pela professora Vanessa Ingrid

Avaliação da atividade antibacteriana de extratos vegetais e antibióticos comerciais sobre coleção de linhagens de cepas bacterianas” da acadêmica de Enfermagem, Fagnyelly Gonçalves dos Santos Terra, orientada pela professora Andreia Fagundes Grava.

“Avaliação do desempenho energético de habitação de interesse social de Cacoal pelo método prescritivo rtq-r” da acadêmica de Arquitetura e Urbanismo Karine Campos Moreira, orientada pela professora Fernanda Cavatti Simioni.

“Desenvolvimento de um protótipo organizador e alerta de utilização de medicamentos para idosos” do acadêmico de Engenharia Elétrica, Leonardo Mendes Sanches, orientado pelo professor Sérgio Luiz Souza Nazário.

“Primeiros socorros treinamento de professores funcionários das creches públicas no município de Cacoal-RO” do acadêmico de Enfermagem, Washington Cruz Silva, orientado pela professora Teresinha Cícera Teodora Viana.

“Qualidade microbiológica do leite coletado em propriedades leiteiras na microrregião de Cacoal-RO” do acadêmico de Medicina Veterinária, Danilo Lúcio de Oliveira, orientado pela professora Simone Frotas dos Reis.