Facimed incentiva à iniciação científica entre estudantes por meio de bolsas

O PIIC é um investimento totalmente da instituição, os 5 acadêmicos selecionados juntamente com os orientadores dos trabalhos receberão bolsas por até 12 meses

A Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), busca incentivar a pesquisa entre acadêmicos, professores e egressos, um dos meios utilizados pela instituição é o Programa de Incentivo à Iniciação Científica (PIIC), que neste ano selecionou 5 acadêmicos.

A iniciação científica é responsável pela expansão dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e é o primeiro contato do estudante com a pesquisa acadêmica. Partindo desse conceito, Leonardo Mendes Sanches, acadêmico do curso de engenharia elétrica, foi um dos aprovados no PIIC 2017, com o projeto “Protótipo de auxílio a deficientes visuais”. “Um dos meus objetivos é mostrar que o que aprendemos durante a graduação, pode ter grande relevância para sociedade. Às vezes, boas ideias ficam apenas no campo acadêmico e não saem para a prática, eu quero poder motivar outros acadêmicos a inovar e criar novas tecnologias que possam ajudar pessoas em seu dia a dia”, destacou o acadêmico.

Para os estudantes, ingressar em projetos de pesquisa científica pode ampliar os rumos profissionais mesmo antes de concluir a graduação. Poliana Deyse Pereira, acadêmica de enfermagem, também teve o trabalho selecionado no programa, com o tema “Intoxicações exógenas em humanos: um estudo sobre o levantamento clínico epidemiológico dos atendimentos em Cacoal – Rondônia / Brasil”. “Escolhi esse tema por ser um problema de saúde que ocorre com bastante frequência, porém poucos profissionais sabem como lidar com esses pacientes, além de ter poucos estudos abordando o tema, tanto na nossa região, como no resto do País”, pontuou a estudante.

Os demais acadêmicos selecionados foram: Thauana Lima Fiel dos Santos, do curso de engenharia elétrica, com o trabalho: “Sistema de monitoramento e alarme audiovisual dos rios Pirarara, Tamapuã e Machado via internet em Cacoal – RO/ Brasil”

Graziely Fernanda Augusta Nogueira, do curso de psicologia, com o trabalho: “Estratégias empregadas por profissionais da saúde no enfrentamento do abuso de álcool e outras drogas nas aldeias do Cone sul do Estado de Rondônia e Norte do Mato Grosso”

Ikaro Junior da Silva Vergilato, do curso de arquitetura e urbanismo, com o tema “Avaliação da legislação urbanística de Cacoal face às normativas da política urbana”

O PIIC é um investimento totalmente da Facimed, os 5 acadêmicos selecionados juntamente com os orientadores dos trabalhos receberão bolsas por até 12 meses.

Todos os trabalhos serão publicados na Revista Científica da Facimed e apresentados no Simpósio de Iniciação Científica da instituição, que acontece no dia 7 de novembro na Unidade I.