Facimed completa 18 anos, fazendo a diferença no ensino superior

A Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal, Facimed, nasceu em 2002 no município de Cacoal, interior de Rondônia. Idealizada por um grupo de colonizadores, educadores e empresários preocupados com a carência de profissionais no município e região, perceberam a importância de uma faculdade no município. Atualmente, a cidade que é referência em agricultura e pecuária, também se tornou um polo de saúde, educação e serviços.

No princípio, o foco da instituição era a área da saúde com os primeiros cursos autorizados de Enfermagem, Ciências Biológicas e Educação Física, depois os demais cursos da saúde foram implantados.

Em 2006 após um período de trabalho efetivo a Facimed, conseguiu a portaria de autorização do curso de Medicina, sendo a pioneira do interior do Estado a oferecer a graduação.  A conquista contribuiu para a conclusão do Hospital Regional de Cacoal junto com a ajuda dos profissionais da instituição, consagrando o município não só como um polo de educação, mas também como um polo de saúde.

A Facimed também conquistou por meio da Comissão Nacional de Residência Médica a implantação de residências e também multiprofissionais em Cacoal, o que faz com que os profissionais formados na Facimed vindo de outros estados permanecem no município, destacando também que a instituição oferece cursos que completam a equipe multiprofissional da saúde, como Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Odontologia.

A instituição trabalha em parceria com os hospitais Regional e Heuro e só vem a somar na melhoria do atendimento à população. Diversos acadêmicos atuam em estágios dentro de hospitais e postos de saúde do município. A instituição acredita que uma faculdade de Medicina polariza a vida dos acadêmicos, já que os estudantes deste curso não têm fronteiras.

A missão da Facimed é promover saúde, educação e inovação, trabalhando com a diversidade e com a internalização, acreditando na pesquisa e incentivando nossos profissionais a apostar nela também.

Após se consolidar na área da saúde algum tempo depois a instituição viu a necessidade da diversificação dos cursos implantando também graduações nas áreas de agrárias, humanas e exatas, o que contribuiu fortemente para o desenvolvimento de Cacoal, o que sempre foi uma das metas da Facimed.  Com os cursos de licenciatura oferecidos pela instituição, a Facimed também contribuiu para a formação de excelência de diversos professores, que hoje atuam em escolas da rede pública em Cacoal e no Rondônia.

Além do ensino de qualidade a instituição trabalha também com a extensão, com as clínicas e laboratórios altamente qualificados, para que os acadêmicos possam desenvolver atividades e contribuir com o município, oferecendo servidos gratuitos ou de baixo custo nas áreas médica, odontológica, psicológica e fisioterapêutica.

Nesta quarta-feira, dia 4 de setembro, a instituição completa 18 anos desde a sua criação, a Facimed deseja continuar incentivando o crescimento da região, por meio de profissionais qualificados e empenhados em melhorar cada dia mais o bem-estar da população.

Ao longo desses anos a Facimed transformou vidas por meio da educação, mais de 4 mil profissionais se formaram pela instituição e desejamos muito mais, pois acreditamos que uma faculdade sempre transforma uma cidade, nesses 18 anos a Facimed quer continuar a participar ativamente do mercado competitivo transformando ainda mais a vida das pessoas.