Facimed apresenta 7 trabalhos em Congresso Internacional

O 5º Congresso Iberoamericano de Medicina Familiar y Comunitária, aconteceu em Lima no Peru

Acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem e Medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal-Facimed, têm muito o que comemorar, afinal, em uma grande parceria em pesquisa e conhecimento, eles tiveram 7 trabalhos aceitos no 5º Congresso Iberoamericano de Medicina Familiar y Comunitária, que aconteceu neste mês de Agosto na capital Lima, no Peru.
No curso de Medicina foram 4 trabalhos aceitos e escritos pelos Professores e Médicos, Maiky Jose de Oliveira, Gizeli Silva Gimenez e Andreia Ferreira Nery, em parceria com o acadêmico Thomas Piacsek.

O curso de Enfermagem da Facimed também apresentou 3 trabalhos, os quais foram representados pela Enfermeira e professora do curso, Jessica Reco Cruz.“Foi uma experiência riquíssima. A oportunidade de participar de um congresso internacional, divulgar parte do trabalho que realizamos na atenção básica e na docência, além do aprendizado ímpar. Discutimos sobre atendimento de saúde da família, aprendemos novas estratégias de enfrentamento dos problemas da atenção primária com profissionais de saúde de outros países. Foi maravilhoso”, afirmou a professora Jessica.

Durante o Congresso, foram apresentados trabalhos de Faculdades e Universidades de vários países da América Latina, como: Brasil, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Argentina.
Os temas dos trabalhos do curso de Medicina da Facimed foram:
-Projeto de intervenção na atenção domiciliar em uma área adscrita de Cacoal
 -Avaliação Epidemiológica da Tuberculose no Município de Cacoal
-Avaliação Epidemiológica do Tratamento da Tuberculose no Município de Cacoal
-Relato de Experiência em Grupo de Gestantes de Baixo Risco em Rondônia
Do curso de Enfermagem foram aceitos os seguintes trabalhos:
-Situação vacinal de escolares em uma estratégia de saúde da família no interior do estado de Rondônia
-Relato de experiência: vivências junto ao grupo de autocuidado em diabetes Mellitus
-Suplentação de vitamina A de escolares na atenção básica em Rondônia
Os autores foram os acadêmicos de Enfermagem: Maysa Sampaio; Janaina Silva Andrade; Fernanda Silva; Fabiana Miranda; Doralicio Rodrigues Diogo; Amiana Iborio; Rasna Siqueira; Paula Janaína Moreira e a professora Jessica Reco Cruz. O Coordenador do curso de Psicologia da Facimed, Cleber Lizardo de Assis, contribuiu em um dos trabalhos.