Exames gratuitos foram oferecidos em Cacoal por estudantes de Medicina da Facimed

O objetivo foi orientar e oferecer exames às mulheres neste mês de conscientização contra o câncer de mama

Na última segunda-feira (29) estudantes de Medicina da Facimed que também fazem parte do comitê da Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA Facimed) receberam aproximadamente 100 mulheres em uma ação realizada no Rotary Club de Cacoal. Rosas de Outubro foi um evento organizado com o objetivo de orientar e oferecer exames gratuitos às mulheres neste mês de conscientização contra o câncer de mama.

“Havia um mastologista à disposição delas, que além de ter feito um aconselhamento prévio também estava fazendo consultas ambulatoriais. Durante toda a manhã nós fizemos prescrição de exames, aquelas que precisaram foram encaminhadas para unidade de saúde”, ressaltou Joanny Almeida, estudante de Medicina.

O curso de Psicologia também esteve presente com atendimentos psicológicos orientados pela Professora e Psicóloga Michelle Romão e as atividades laborais ficaram por conta dos acadêmicos de Educação Física.

Para os profissionais de saúde a prevenção é a melhor forma de descobrir o câncer ainda na fase inicial. “O câncer de mama hoje é o principal câncer da população feminina mundial e aqui em Rondônia não é exceção, essas campanhas que acontecem no mês de outubro, servem para orientarmos a população. O outubro Rosa é apenas um lembrete, a prevenção é o ano todo, se detectado precocemente o paciente tem maiores chances de cura”, explicou o médico mastologista, Eduardo Henrique Laurindo.