Estudantes de Medicina têm pesquisa sobre diabetes aprovada em Congresso da UNIR

Foto/arquivo fevereiro 2020

Os acadêmicos do 3º período de Medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), Any Cristhina Guedes Gotardi, Bruno Souza Campos, Carlene Alves Feitosa e Eduarda Fonteles, tiveram um importante trabalho aceito no II Encontro de Saúde Coletiva do Centro de Estudo e Pesquisa em Saúde Coletiva (CEPESCO). O Encontro aconteceu entre os dias (30/09) a (02/10) de 2020, de forma totalmente virtual e gratuita.

A temática do evento foi sobre “INTERPROFISSIONALIDADE, PRÁTICAS DE CUIDADO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE E FORMAÇÃO/ENSINO EM SAUDE”. O II Encontro de Saúde Coletiva (online), teve o objetivo de oportunizar aos estudantes e profissionais de saúde, um momento de aquisição de novos conhecimentos sem sair do conforto e segurança de seu lar neste momento em que o mundo enfrenta uma pandemia.

A pesquisa dos acadêmicos se refere a Mortalidade por Diabetes Mellitus na região do café em Rondônia, e tem destaque no tratamento e prevenção da doença. “A partir da abordagem do alto índice de mortalidade por diabetes Mellitus na região do café, que engloba Cacoal e redondezas, é possível inferir a importância de medidas de prevenção e promoção de saúde para esse público, ressaltando a importância do tratamento da doença em si e as comorbidades associadas”, destacou a estudante Any.