Estudantes da Facimed conhecem a cultura do povo Paiter Surui

Na visita eles puderam observar como é a realidade da saúde dos indígenas

A Aldeia Paiter Surui, localizada na linha 9, recebeu a visita de acadêmicos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed). No local os estudantes acompanhados pelos professores, Mariana Lima, Teresinha Cícera Teodora Viana, Heriton Antonio e Jaime Andrade, foram recebidos pelo Técnico de Enfermagem Luiz Suruí, que explicou como são realizados os atendimentos no posto de saúde na aldeia.

Para a estudante de Enfermagem Alessandra Pereira Silva, a visita possibilitou que eles conhecessem a realidade da saúde indígena. “Conhecemos as dificuldades que os indígenas enfrentam em relação a saúde. Quando não se resolve na Aldeia os indígenas são encaminhados para a  cidade. Os partos, por exemplo, antes eram realizados por parteira na aldeia, hoje as gestantes são encaminhadas para ter seus filhos na cidade”, disse.

Os estudantes também visitaram o Centro Cultural Paiter Surui, onde puderam vivenciar a cultura dos indígenas, como as danças, a comida, o artesanato e ainda conhecer o dia a dia das famílias. “Durante todo o dia pudemos extrair informações para agregar na nossa vida acadêmica e social, um exemplo é a cultura e a forma tranquila que eles vivem, bem diferente dos nossos dias agitados. Foi ótimo sair da sala de aula e aprender um pouquinho sobre a vida dos índios na prática”, afirmou Tatiane da Silva Costenaro, estudante de Fisioterapia.

Segundo o estudante de Medicina, Lucas Vinícius Alves, o contato com a aldeia foi fundamental para compreender os indígenas como sujeitos históricos e que merecem visibilidade. “Conhecemos o sistema de saúde do local, que possui uma estrutura muito boa, sendo composta conforme as diretrizes do SUS e principalmente a farmácia que é instalada na Unidade Básica de Saúde e conta com os remédios manipulados para que eles não percam as origens, além dos remédios homeopáticos produzidos pelos próprios indígenas”, finalizou o acadêmico.

Turma de Enfermagem na Aldeia Paiter Surui

Turma de Medicina na Aldeia Paiter Surui