Egresso de Farmácia da Facimed é Pós-Doutor em Bioquímica e Imunologia pela UFMG

Fernandes destaca a importância dos professores na formação acadêmica, no papel de guias, solucionadores de dúvidas e incentivadores

Fernandes Tenório Gomes Rodrigues, é um exemplo de que o conhecimento te leva longe e além de muitas expectativas que se possa ter. O Farmacêutico que desde criança tinha fascínio em aprender, descobriu o amor pela química, por meio de uma professora do 3º ano do ensino médio, porém, como naquela época não havia bacharelado em química em Rondônia, optou pelo curso de Farmácia na Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), foi aí que surgiu um novo amor na vida de Fernandes, a pesquisa “Com a ajuda do, então, incipiente PROUNI (Programa Universidade para Todos), iniciei o curso, a paixão pela pesquisa nasceu. O tipo de conteúdo, a abordagem e profundidade do mesmo, assim como sua inter-relação com diferentes temas, contribuíram grandemente para que o desejo de aprender, logo pesquisar, fosse algo crescente e perene”, contou Tenório.

Durante o último ano da faculdade em 2010, Fernandes foi aprovado em um concurso público, para o cargo de farmacêutico bioquímico. Apesar da grande oportunidade, ele continuou estudando no foco de ser aceito em algum programa de pós-graduação, e deu certo. “Em 2011 entrei para o programa de pós-graduação em Bioquímica e Imunologia da Universidade Federal de Minas (UFMG), onde obtive o título de Mestre em Bioquímica e Imunologia (2011-2013). Em seguida, ingressei no programa de doutorado do mesmo departamento e obtive o título de Doutor em Bioquímica (2013-2017). E finalmente, realizei minha residência pós-doutoral (2017-2018) no Departamento de Bioquímica e Imunologia da UFMG. Atualmente sou aluno do curso de pós-graduação em Didática do Ensino Superior da Facimed”, disse.

O núcleo da experiência acadêmica do Pós-Doutor, foram os processos de clonagem, expressão, purificação e caracterização estrutural e funcional de proteínas recombinantes produzidas em sistemas procarioto e eucarioto. Além do desenvolvimento e escalonamento de processos de produção e purificação de proteínas de interesse biotecnológico: imunodiagnóstico, indústria alimentícia.

Fernandes conta ainda, a importância dos professores na formação acadêmica, no papel de guias e solucionadores de dúvidas, destacando também os mestres, como fonte de inspiração e motivação. “ O contato que tive com os professores da faculdade foi de fundamental para minha formação acadêmica e profissional. Além disso, não posso deixar de mencionar os maravilhosos e prestativos técnicos de laboratório, eram verdadeiros professores, os quais foram de suma relevância, principalmente para a realização de práticas extras, seja das disciplinas básicas ou do ciclo de análises clínicas. Propiciar este capital humano foi, na minha opinião, a maior contribuição da Instituição para minha vida acadêmica e profissional”, afirmou o PhD.