Egresso de Ciência Biológicas da Facimed lidera pesquisadores internacionais

Miqueias Ferrão é estudante de doutorado em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Um time internacional de pesquisadores liderado pelo Biólogo brasileiro e egresso da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), Miqueias Ferrão, estudante de doutorado em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, em Manaus, acaba de descrever uma nova espécie de perereca que possui coloração que se assemelha a de uma onça “Scinax onça”. Segundo o pesquisador, o nome específico onça refere-se ao do jaguar “Panthera onça” devido ao padrão de coloração manchado da nova espécie. Além disso, é uma referência aos encontros frequentes de onça durante o trabalho de campo entre os rios Purus e Madeira, na Amazônia brasileira.

“Descrever uma nova espécie é um trabalho árduo e que exige muito conhecimento, pois é preciso comparar a nova espécie com as demais espécies similares. No caso de ‘Scinax onça’, nós sabíamos que se tratava de uma espécie nova desde nosso último artigo publicado em 2016, onde havíamos descoberto a existência de sete novas espécies. Desde então, começamos a trabalhar na descrição destas espécies. ‘Scinax onça' foi a primeira a ser descrita, e para isso, contei com a ajuda de outros pesquisadores brasileiros: Rafael de Fraga, Alexandre Pinheiro de Almeida, Igor Luis Kaefer, e Albertina Pimentel Lima e um pesquisador do Museu Nacional de Praga, na República Checa (Ji?í Moravec)”, contou Miqueias.

O trabalho que descreve a segunda espécie nova está em processo de avaliação em uma revista internacional e uma terceira espécie está sendo descrita no momento. Para Ferrão, descrever e nomear espécies novas é um passo importante na luta pela conservação da biodiversidade, principalmente no Interfluvio Purus-Madeira, que é uma região ameaçada por sofrer forte pressão antrópica por parte principalmente de madeireiros. O estudo de Miqueias Ferrão foi orientado pelos pesquisadores Igor Kaefer e Albertina Lima e publicado na revista ZooKeys: https://zookeys.pensoft.net/article/14691/