Egresso da Facimed tem pesquisa publicada em Revista Científica Alemã

O artigo faz parte da tese de doutorado que apresenta a descrição de uma nova espécie de Coral-Verdadeira

O Biólogo Luiz Carlos Turci, se formou na Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) em 2005, logo após a graduação ele começou a trabalhar como professor na Escola da Família Agrícola Padre Ezequiel Ramin em Cacoal. Em 2007 ingressou no mestrado pela Universidade Federal do Acre em Rio Branco no programa de Ecologia e Manejo de Recursos Naturais. “Meu trabalho de dissertação foi desenvolvido em um Reserva de Uso Sustentável (Resex) na região do Alto Juruá no Estado do Acre, o projeto teve apoio do O Boticário, CNPq (bolsa de estudo) e Universidade da Florida”, contou.

No ano de 2011 Luiz realizou outro sonho, o de poder lecionar em uma universidade pública, o Biólogo foi aprovado no concurso público para professor na Universidade Federal do Acre (UFAC) no município de Cruzeiro do Sul.  Segundo ele a Facimed tem uma grande parcela de contribuição nas conquistas do Biólogo. “ A instituição me propiciou ótimas condições para que eu pudesse concluir o curso com um bom nível de conhecimento na área, fornecendo um excelente corpo docente, recursos didáticos sofisticados, com salas e laboratórios bem equipados para as práticas, supervisão e acompanhamento durante os estágios nas escolas e demais atividades extraclasse, isso foi um diferencial muito importante”, destacou Luiz.

A mais recente conquista foi aprovação no doutorado na área de Biodiversidade e Conservação pela Rede de Biotecnologia e Biodiversidade da Amazônia - BIONORTE. “Estou desenvolvendo minha tese em Rondônia na Região da Zona da Mata, trabalhando com répteis (Serpentes) investigando sobre aspectos em torno da história natural, riqueza e ecologia dessas espécies”, explicou.

Como contribuição da tese que ainda está em andamento, no ano passado foi publicado um artigo em uma revista científica Alemã, apresentando a descrição de uma nova espécie de Coral-Verdadeira, onde segundo o Biólogo, a maior parte de ocorrência está em Rondônia, em especial em manchas de vegetação de cerrado na região da Zona da Mata.

O artigo científico pode ser acessado aqui

A nova espécie de coral-verdadeira descrita, Micrurus boicora/ Foto Luiz Carlos Turci