Egresso da Facimed conquista 1º lugar no III Prêmio Experiência de Sucesso 2017

Com a ideia de diminuir o bullying na escola e trazer a igualdade e respeito entre alunos do 6º ao 9º ano, o professor de Educação Física, egresso da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), Luiz César de Souza Moreira, criou o projeto “Bocha Adaptada, uma Vivência Especial”, que lhe rendeu o 1º lugar no III Prêmio Experiência de Sucesso 2017 promovido pelo governo do Estado de Rondônia. O trabalho surgiu da percepção do professor em relação as atitudes dos alunos . “Eu vejo muito a questão do bullying na escola, não diretamente com as pessoas com deficiência, mas sim indiretamente, como por exemplo, se alguém faz alguma coisa errada ou comenta algo diferente na sala já se ouve dos colegas, ‘ ah seu deficiente, parece que tem Down’. Foi em situações como esta que eu percebi que eles não tinham noção do que era realmente uma pessoa com deficiência”, contou Luiz.

A partir daí que o professor começou a pensar no projeto, no ano passado, na Semana da Pessoa com Deficiência, Luiz fez um convite especial ao Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal (CERNIC), ele pediu que os atletas da Bocha adaptada fizessem uma apresentação do jogo. “Durante a partida eles pegaram alguns alunos nossos, imobilizaram e fizeram com que eles participassem, foi uma grande experiência. Depois, conversando com eles eu percebi o quanto sentiram dificuldades em movimentar o braço para jogar uma simples bolinha, ficaram admirados em ver como os atletas do CERNIC conseguiam jogar, foi então que começaram a entender que fazer piada sobre a deficiência dos outros não tem graça nenhuma”, apontou o professor.

Depois do sucesso com os alunos, o professor de Educação Física inscreveu o projeto no Prêmio, Segundo Luiz foi a primeira vez que ele havia participado, para ele o primeiro lugar foi a resposta da dedicação e do esforço para realização de um trabalho transformador.

O Prêmio Experiências de Sucesso é promovido por intermédio da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc),  e da Diretoria Geral de Educação (DGE) realizado pela Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), que busca identificar, valorizar e divulgar boas experiências de ensino realizadas pelos profissionais de Educação Física do Estado.