Docente da Facimed lança livro sobre aprendizagem na Educação Infantil

Ana Rúbia lançou o livro durante a XI Semana da Educação Física

O desejo de escrever um livro acompanhava Ana Rúbia Menezes Barbosa desde o período da Faculdade. A oportunidade surgiu depois que professora Mª do curso de Educação Física da Facimed e também egressa da instituição terminou seu mestrado. O livro tem como título “Ludicidade e Aprendizagem na Educação Infantil”.  Segundo Ana, a inspiração veio da vivência com as crianças das escolas públicas. “Eu visitava muitas creches e pré-escolas, que hoje são os centros de educação, e como eu lidava com elas eu vi a necessidade de descrever sobre o assunto que é brincar como forma de ensinar. Eu queria saber como os professores recebendo uma formação em nível médio ensinavam as crianças brincando. Eles não tinham, por exemplo, a disciplina de formação de crescimento e desenvolvimento humano que é oferecida no curso de Educação Física da Facimed”, contou.

Ainda de acordo com Ana Rúbia o livro traz a capacidade de perceber e também de refletir de que maneira é possível ensinar as crianças brincando.“ É preciso ensinar uma criança a se socializar, como se ensina isso brincando? O livro traz assuntos como mudança de postura, aborda a forma com que os tutores ensinavam os professores e eles então tinham então a missão de reproduziam esse conhecimento para as crianças, e se elas realmente aprendiam.”. Outros questionamentos que a Ana aponta no livro são as intenções do Ministério da Educação em fazer com que os professores brincassem com as crianças. Se o intuito era ensinar os pequenos, cumprir uma obrigação, facilitar o processo de ensino por meio das brincadeiras ou simplesmente só brincar? O livro foi lançado na XI Semana de Educação Física da Facimed e pode ser obtido pelo portal da editora CRV.