Do Concurso Federal ao mestrado, a trajetória de sucesso de Rafael, egresso da Facimed

Aos 28 anos graduado em Processos Gerenciais, ele se prepara para um novo desafio

Não existe fórmula para alcançar o sucesso, as conquistas são sempre fruto de muita dedicação e perseverança, adjetivos que nunca faltaram na trajetória de Rafael Paes de Barros, que hoje vive um sonho antigo de morar em Santa Catarina e conquistar uma vaga no mestrado.

Formado em 2014 no curso de Processos Gerenciais da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), Rafael logo que terminou a graduação fez seu primeiro processo seletivo em um concurso público e foi aprovado no Instituto Federal de Rondônia (IFRO), na unidade da Reitoria em Porto Velho. Talvez muitos possam pensar que foi por sorte, mas Rafael garante que não. “Fui muito bem preparado pela Facimed, esse tipo de processo seletivo do IFRO é extremamente concorrido, na época eu lembro que fui ver os concorrentes e tinham muitos candidatos de outros estados, no processo final fiquei em 1º lugar e desbanquei profissionais de outras instituições, isso prova realmente a qualidade de ensino da Facimed, quem se forma na instituição tem possibilidade de disputar qualquer concurso seja ele nacional ou até mesmo internacional”, garante Paes.

Apesar da conquista, Rafael não parou, ele que trabalha na área de propriedade intelectual, fez duas especializações ao longo de 2 anos, uma em administração pública e outra em gerenciamentos de projetos, mas o sonho de morar no estado de Santa Catarina ainda persistia na vida dele. Foi aí, que Rafael pediu transferência do Instituto Federal de Porto Velho onde trabalhava. “Essa questão de transferência de um estado para outro é muito difícil, ainda mais para Santa Catarina que é um lugar muito procurado, mas por interesse estrito da administração do Instituto Federal Catarinense (IFC), consegui e hoje vivo em Blumenau há 7 meses”, destaca.

Além da mudança de estado, 2017 trouxe para o profissional de 28 anos, umas das mais desejadas realizações, o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, ofertado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), considerada pelo Índice Geral de Cursos do MEC a 6º melhor universidade do país em 2017. “Entre 15 vagas fiquei em 4º lugar e foi a 1º vez que tentei o mestrado, agora, que venha o doutorado. Já realizei muitas coisas na minha vida, mas meus objetivos ainda não terminaram. A Facimed sempre foi minha base, consegui realizar meus sonhos por conta da instituição, por isso, quero voltar um dia para dar palestras, dar aulas quem sabe e com as minhas especializações e agora o mestrado, quero retribuir tudo o que a instituição fez por mim”, finalizou Rafael.

A história de sucesso de Rafael prova que vale a pena sonhar e investir sempre no melhor e é isso que a Facimed tem oferecido nesses 16 anos de atuação, um ensino de qualidade que possibilita o profissional conquistar o que ele quiser.