Cursos em EaD da Facimed organizam palestra sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

Cursos em EaD da Facimed organizam palestra sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente

O objetivo foi estimular os acadêmicos no exercício da cidadania e consciência ambiental

Os cursos a Distância de Ciências Contábeis, Pedagogia e Gestão Pública da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), se uniram para realizar uma palestra em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho. O objetivo foi estimular os acadêmicos no exercício da cidadania e consciência ambiental.

Durante a live, a professora e palestrante Iracylene Pinheiro da Silveira, abordou sobre a complexidade e o desafio para sociedade sobre a gestão dos resíduos sólidos urbanos.Também foi discutido sobre a Lei 12.305/2010 que tinha como meta extinguir todos os lixões até o ano de 2014, data prorrogada com limite em 2022. “ Foi explicado aos acadêmicos a diferença entre lixão, aterro controlado e aterro sanitário. Rondônia possui cinco aterros sanitários em funcionamento, quatro deles oriundos da iniciativa privada e os quatro maiores encontram-se no eixo da BR 364 nos municípios de Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná Ariquemes e Novo Horizonte. Discutimos sobre a dificuldade de adequação dos municípios que ficam distantes dos locais que possuem aterro sanitário”, contou a palestrante.

Também foi abordado sobre a geração de resíduos sólidos urbanos em Cacoal, as rotas com maior volume, o aumento no peso dos resíduos gerados no período chuvoso, a importância da participação da sociedade na implantação de projetos que fomentem a reciclagem, que ela contribui para reduzir os custos de adequação dos resíduos.