Comunicado sobre as aulas

Comunicado sobre as aulas

Prezados(as) Acadêmicos(as) 

Vivenciamos um período sem precedentes e desafiador para todos nós, logo, faz-se necessário buscarmos os meios alternativos legais para dar continuidade às nossas atividades sem colocar em risco a vida, que é o bem maior. Neste sentido, em cumprimento ao Decreto Estadual n. 24.887/20 que estabeleceu estado de calamidade pública no Estado de Rondônia e adotou medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde, a FACIMED instituiu como medida imediata a antecipação do Recesso Escolar.

Considerando a prorrogação dos efeitos do referido Decreto, assim como as recomendações mundiais que exigem a permanência do isolamento social para prevenir a disseminação da COVID-19, a FACIMED informa que, a partir de 1° de abril, retoma suas atividades nos termos das Portarias MEC 343/345 de 17 e 19 de março de 2020 respectivamente que, autorizaram, em caráter excepcional, a substituição das unidades curriculares presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação.

Importante destacar que não se trata de transformar cursos presenciais ou unidades curriculares em Educação a Distância e, sim, aulas e atividades telepresenciais, realizadas nos horários normais e ministradas pelos próprios professores com auxílio de ferramentas tecnológicas, como solução temporária que nos permite continuar a desenvolver os conteúdos programados.

Os Estágios e atividades laboratoriais permanecem suspensos e serão remarcados assim que houver liberação por parte das autoridades governamentais. Com isso, a FACIMED reforça seu compromisso com o desenvolvimento integral do período acadêmico em curso.

As atividades acontecerão por meio das ferramentas institucionais como o Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. As aulas serão ministradas remotamente de forma síncrona (ao vivo) utilizando-se como ferramenta o “Hangouts” que consiste num recurso que permite encontros por videoconferência, podendo ser acessado de computadores (mesa), notebooks, tablets ou smartphones; o link será disponibilizado no AVA, mais especificamente na funcionalidade “Sala de Aula Virtual”, seguindo os mesmos dias e horários das aulas presenciais e com o mesmo tempo de duração. Forma de condução das atividades está sendo adaptada de acordo com as características das unidades curriculares de cada curso de graduação.

O momento requer esforços, dedicação e comprometimento de todos e, por isso, a FACIMED tem investido em tecnologias e recursos humanos para garantir a continuidade do processo de ensino-aprendizagem primando pela qualidade e segurança de seus acadêmicos.

Pedimos sua colaboração na continuidade do isolamento social.  Proteja você e seus familiares, no entanto mantenha o foco na sua formação e aproveite esse tempo para estudar e cumprir as tarefas acadêmicas.

 

FACIMED
FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL