Artigo de Médicas, egressas da Facimed, é publicado na Revista Americana Heliyon

Artigo de Médicas, egressas da Facimed, é publicado na Revista Americana Heliyon

A pesquisa se trata de uma avaliação sobre biomarcadores laboratoriais para o diagnóstico dos quadros de reação inflamatória na Hanseníase

O trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido pelas Médicas e egressas da Faculdade de Ciências Biomédicas da Cacoal (Facimed), Ana Vitória Mota Gambati e Carolina Mira Maciel Pereira, sob a orientação dos Professores Luciano Teixeira Gomes e Cor Jesus Fernandes Fontes, foi publicado na Heliyon, Revista Americana da Editora Elsevier, indexada no Pubmed, Scopus e Web of Science e que tem qualis A, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O tema da pesquisa “Diagnostic value of neutrophil-to-lymphocyte ratio in patients with leprosy reactions”, em tradução ao Português, “Valor diagnóstico da relação neutrófilo/linfócito em pacientes com reações hansênicas”, traz uma importante informação para o diagnóstico e acompanhamento do tratamento de pacientes com Hanseníase. “A pesquisa mostra de forma inédita que parâmetros laboratoriais simples da rotina de atendimento desses pacientes podem ser usados como uma forma de avaliar o estado inflamatório do paciente e associar isso à exacerbação da doença nesses indivíduos. A razão entre os neutrófilos e linfócitos, obtidos de um hemograma dos pacientes com hanseníase, está muito associada com a ocorrência de reações hansênicas do tipo 2, servindo como um sinal de alerta para o monitoramento desses pacientes”, destacou o orientador Luciano Teixeira.

De acordo com uma das autoras do artigo, a Médica Ana Vitória, a Hanseníase é uma doença endêmica no Brasil e nos estados de Mato Grosso e Rondônia, a pesquisa tem uma grande relevância no diagnóstico desses casos. “Torna possível o rastreamento da reação hansênica com um exame acessível e de baixo custo, de modo a identificar precocemente tal complicação e reduzir as sequelas do paciente, diminuindo consequentemente a morbidade da doença”, finalizou.

O resumo do artigo pode ser acessado aqui

Orientadores da pesquisa, professores Cor Jesus Fernandes Fontes e Luciano Teixeira Gomes