Acadêmicos de Enfermagem da Facimed participam de aula especial sobre nutrição

O alimento é uma condição essencial para a sustentação da vida, ou seja, para que a alimentação seja feita de maneira correta tem que ser ingerida na quantidade e variedade adequadas. Com o passar dos anos, a nossa alimentação também muda. A idade é um dos fatores essenciais para identificar os alimentos indicados para cada grupo de pessoas. Cada fase da nossa vida precisa ser acompanhada de uma alimentação própria. Ao longo dos anos, a necessidade de certos nutrientes faz dos hábitos alimentares uma fonte essencial para a qualidade de vida e bem-estar.

Pensando na importância da alimentação saudável, acadêmicos do 6º período do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), organizaram uma aula especial, onde mostraram exemplos de alimentação adequada para cada faixa etária.

Fast food para gestantes, com opções de pães, carnes, saladas e molhos, pensaram também na nutrição do adolescente. “Hoje em dia grande parte dos jovens são obesos, trouxemos alimentos que possam se encaixar na rotina deles, não precisa se privar de tudo, por exemplo, temos mousse de inhame, panqueca de couve e brigadeiro de biomassa feito de banana verde. Esse é o segredo, tiramos alguns tipos de alimentos e acrescentamos outros”, explicou o acadêmico Weliton Francisco Medeiros da silva.

Os estudantes montaram também um espaço para as crianças na Galeria Kids Gourmet, com pratos decorados e bem apetitosos, apresentaram sobre a nutrição geral do adulto, com pães de amêndoas e bolinho de batata doce, nutrição do idoso com alimentação recheada de frutas e alimentos com menos açúcar, sal e fáceis de serem ingeridas, alimentação para bebês de até 1 ano de idade e nutrição Oncológica especial para pacientes em tratamento contra o Câncer.

Para a professora Terezinha Cícera, o enfermeiro acompanha o paciente em todas as etapas da vida e é importante que o acadêmico tenha conhecimento sobre a nutrição deles ainda na faculdade. “Como enfermeiro eles devem ter uma visão geral do paciente e o cuidado com a parte nutricional, ela é fundamental para o cuidado continuado, falar de dieta saudável é uma função do profissional de enfermagem, esse orientar da alimentação saudável, do estilo de vida saudável faz parte do contesto de promoção da saúde e prevenção de agravos”, disse a Enfermeira.