Idosos são atendidos no projeto de atenção à saúde por acadêmicos de Enfermagem da Facimed

Foram feitos testes rápidos e orientações, verificação da pressão arterial e imunização contra influenza

O aumento da população idosa tem sido marcante nos últimos anos, no Brasil a faixa etária de pessoas com 60 anos ou mais é a que mais cresce, a estimativa para 2027, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de mais de 38 milhões de idosos no País.

Para cuidar dessas pessoas são desenvolvidos em Cacoal projetos como o de atenção à saúde do idoso, onde equipes de Enfermagem identificam e avaliam as necessidades para maximizar as condições de saúde, minimizar as perdas e limitações, facilitar diagnósticos e auxiliar no tratamento. Levando em consideração a importância da prevenção e da promoção à saúde dos idosos, acadêmicos do 6º período de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed) sob a orientação da professora Teresinha Cicera Teodora Viana, realizaram testes rápidos e orientações, diagnóstico de Infecções sexualmente transmissíveis (ISTSs), verificação da pressão arterial e imunização contra influenza nos idosos.

Os atendimentos foram realizados na igreja apostólica em ambiente reservado. “O acadêmico de Enfermagem presta atendimento ao paciente em diferentes contextos e cenários, a assistência prestada à pessoa idosa está diretamente ligada às suas necessidades de saúde, cuidados e bem-estar”, contou a Enfermeira Terezinha.

A percepção dos idosos em relação à assistência prestada pelos acadêmicos foi de satisfação, o que é um importante ponto a ser considerado na humanização da assistência, promoção da saúde, envolvendo a participação dos acadêmicos no cuidado à pessoa idosa, despertando o respeito, diálogo humanização.