Acadêmicos da Facimed acompanham demonstração das ações de fronteiras em Costa Marques

A visita faz parte da disciplina de Vigilância e Fiscalização Ambiental e de Fronteiras do curso de Medicina Veterinária

Estudantes do curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal- Facimed, viajaram até Costa Marques, município que fica a 406 quilômetros de Cacoal, para conhecerem o funcionamento da fiscalização na fronteira do Estado. A visita, faz parte da disciplina de Vigilância e Fiscalização Ambiental e de Fronteiras. Em Costa Marques, os acadêmicos participaram de um minicurso realizado pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron). Durante a visita, eles tiveram a oportunidade de assistir palestras, com o Coordenador do Programa Estadual de Prevenção de Febre Aftosa, Márcio Petró.

Foram abordados assuntos como vigilância veterinária, sanitária e sistema de atenção veterinária sobre febre aftosa e outras doenças de diagnóstico diferencial, observaram de perto o trabalho realizado na fronteira pela equipe da Idaron, navegaram pelo rio na embarcação Quero-quero, além de uma aula prática em uma propriedade rural da região, onde participaram de uma simulação de atendimento a animais com suspeita de febre aftosa. Este já é o terceiro ano que a Facimed fecha parceria com a Idaron.

Segundo o professor da disciplina, Cristian José da Silva, os acadêmicos estudam um semestre inteiro sobre a fiscalização de fronteiras, a viagem até Costa Marques é o momento de colocar em prática todo o conhecimento adquirido em sala. “A teoria é muito importante, mas esta prática vivenciada pelos estudantes é fundamental para a formação de um excelente profissional. Eles viram de perto a situação, conversam com os técnicos. Isso faz toda a diferença”.  Explicou o professor.

Durante a viagem o estudantes também visitaram um dos pontos turísticos do estado, o Real Forte Príncipe da Beira.