Acadêmicas do UNIFACIMED participam de curso de Conciliador do TJRO

Acadêmicas do UNIFACIMED participam de curso de Conciliador do TJRO

O objetivo do curso é preparar cada participante a ser capaz de atuar como conciliador

As estudantes do curso de Direito do UNIFACIMED, Kerollen Hohmann e Ana Paula Aguiar Guedes, estão participando do curso de Conciliador Aprendiz, realizado pela Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (EMERON), Fórum Nacional de Juizados Especiais (Fonaje) e Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (EJEF).  

O curso que será totalmente online, contará com a participação de ministrantes de renome nacional, como o Ministro Marco Aurélio Buzzi do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e os Juízes José Cícero e Valéria Lagastra da Fonaje. 

No último dia 9 de dezembro aconteceu a aula inaugural. O curso é feito para os estudantes com uma linguagem diferente, dando a oportunidade de interação dos acadêmicos, com o objetivo de que eles saibam realizar uma conciliação de maneira tranquila para que possam ajudar as pessoas.  A formação de conciliadores aprendizes voltadas a estudantes do curso de Direito é regulamentada pela portaria Nº 297/2020 do Conselho Nacional de Justiça, a iniciativa está de acordo com a política judiciária nacional por meio da resolução de Nº 125/2010, criada para fortalecer a conciliação e a mediação no poder judiciário. 

Durante o curso de Conciliador Aprendiz, os acadêmicos poderão participar de debates, fazer exercícios, ter acesso a apostilas, fóruns e aulas, com a disponibilidade do manual oficial do Ministério da Justiça. O objetivo do curso é preparar cada participante a ser capaz de atuar como conciliador em qualquer unidade do juizado especial ou núcleo de prática jurídica no período correspondente ao curso de Direito. 

De acordo com Melce Miranda, coordenadora do curso de Direito do UNIFACIMED, o Conselho Nacional de Justiça em inserir a conciliação universitária, trouxe um adicional importante para o curso de Direito e para as carreiras dos futuros profissionais. “O UNIFACIMED em parceria com Tribunal de Justiça de Rondônia e com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos, foi agraciado com vagas para os acadêmicos. Eles vão poder atuar na área de conciliação e mediação. O Núcleo de Prática Jurídica terá, assim, meios para que seus estagiários possam atuar como conciliadores evitando demandas judiciais, aperfeiçoando uma das finalidades na área jurídica, qual seja, a conciliação”, destacou a coordenadora Melce. 

Kerollen Hohmann, acadêmica de Direito do UNIFACIMED e uma das participantes do curso, está ansiosa pelas próximas aulas, ela destaca a importância de conciliadores preparados para atender as demandas da sociedade. “Sabemos que o judiciário está abarrotado de processos para serem julgados e isso leva muito tempo. Uma das mais recorrentes reclamações é a demora para resolver conflitos judiciais. O conciliador surgiu como uma forma de amenizar esse período, facilitar a promoção da justiça, de uma forma prática, rápida e eficaz”, frisou Kerollen, estudante de Direito do UNIFACIMED. 

As aulas acontecerão nos meses de fevereiro e março de 2022. O curso é composto pelo estágio supervisionado, com duração de 24h que deverá ser concluído até o mês de maio.