Acadêmicas de Medicina da Facimed apresentam trabalhos em Congresso no Mato Grosso

O evento traz além de uma atualização na área Médica, também contato e troca de experiências com diversos profissionais e acadêmicos de todo país

As estudantes do 8º período de Medicina da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), Joanny Dantas de Almeida, Eduarda Sperotto Rech e Layse Lima de Almeida, estão participando do 15º Congresso Brasileiro de Medicina da Família e Comunidade (CBMFC) que acontece entre os dias 10 a 13 de julho em Cuiabá, capital do Mato Grosso. Aproximadamente 4 mil pessoas participam do Congresso que oferece uma programação científica ampla, que aborda todos os espaços de atuação do Médico de família e dos demais profissionais da atenção primária.

As estudantes tiveram dois trabalhos aprovados para apresentação no evento com a contribuição dos professores, o Médico Alex Miranda e a Enfermeira Mariana Kely Diniz, com os temas “Câncer mamário em homem: relato de caso atendido na atenção primária” e o segundo sobre “Reflexão de acadêmicos de medicina sobre caso de câncer de mamário em homem”.

Para a estudante Joanny, o Congresso traz além de uma atualização na área Médica, também contato e troca de experiências com diversos profissionais e acadêmicos de todo país. “Escolhemos o Congresso de Medicina da Família e da Comunidade devido o nosso contato maior com a disciplina de Interação Comunitária na faculdade e pelo fato de ao encerrar a graduação seremos tituladas Médicas Gerais. O Congresso traz abordagens com atualização em temas como tuberculose, vacinação, saúde mental, urgências, tabagismo, hanseníase, saúde sexual e principalmente as orientações de um tratamento eficaz, humanizado, focado numa efetiva resolução da queixa do paciente somado a qualidade de vida, que na atualidade é o principal enfoque do Médico e mais passado na graduação para nós acadêmicos”, apontou Dantas.

Destaca- se também no Congresso, o tema da organização da agenda do Médico e a facilitação do contato com os pacientes, como o uso de novos aplicativos, prontuários eletrônicos integrados, dentre outros.

Joanny na apresentação de um dos trabalho no Congresso