Caso clínico sobre Transtorno Obsessivo-Compulsivo é publicado em revista de Psicanálise

O TOC é um transtorno crônico que afeta 2% da população e está associado entre os transtornos de ansiedade, o que causa sofrimento e traz prejuízos significativos na rotina e no relacionamento social do indivíduo

Acaba de ser publicado na Analytica - Revista de Psicanálise, da Universidade Federal de São João Del Rey, qualis b2, o artigo “Notas sobre transtorno obsessivo-compulsivo a partir de um caso clínico em psicoterapia psicanalítica”, do psicólogo Elson Eneas Cavalcante Bezerra e do professor e coordenador de psicologia da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (Facimed), Cleber Lizardo de Assis,

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), é um transtorno crônico que afeta 2% da população e está associado entre os transtornos de ansiedade, o que causa sofrimento e traz prejuízos significativos na rotina e no relacionamento social do indivíduo. As obsessões podem ser compreendidas como pensamentos egodistônicos recorrentes, enquanto as compulsões são ações que devem ser feitas para alívio da ansiedade.

O artigo apresenta um caso clínico de uma paciente com pensamentos e comportamento obsessivos de verificação, atendida com base na teoria psicanalítica em Clínica-Escola de uma faculdade privada. Facilitadas por intervenções verbais do terapeuta, ocorreram insight, retificação subjetiva e processo de cura dos sintomas do transtorno, concluiu-se que a clínica psicanalítica constitui-se num importante dispositivo de escuta e tratamento do Transtorno Obsessivo-Compulsivo, que vem se configurado na contemporaneidade como uma forma frequente de mal-estar mental, com especial relevância para os componentes psicossexuais como base etiológica.

Para acessar o artigo:  http://seer.ufsj.edu.br/index.php/analytica/article/view/2505/1704