Cursos

Farmácia

Descrição

Autorizado Portaria n.º 2.157, de 08 de agosto de 2003.
DOU: Nº 153 de 11 de agosto de 2003.
E-mail: farmacia@facimed.edu.br


APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso de Farmácia da FACIMED visa proporcionar sólida formação, preparando assim um Farmacêutico generalista e empreendedor, que valorize a interdisciplinaridade, tenha autonomia no pensar e decidir e que seja capaz de atender as necessidades regionais e nacionais no âmbito de suas competências.

Farmacêutico, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício de atividades referentes aos fármacos e aos medicamentos, às análises clínicas e toxicológicas e ao controle, produção e análise de alimentos, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade

Assim, buscar-se-á formar um Farmacêutico que esteja apto a atuar profissionalmente em equipes multiprofissionais ou individualmente, na iniciativa privada ou no serviço público, como autônomo ou prestador de serviço, em grandes centros urbanos ou pequenos, com produtividade e qualidade, tendo como preocupação fundamental a promoção de saúde da população.


ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

Os conteúdos curriculares do curso de Farmácia da FACIMED estão plenamente adequados às Diretrizes Curriculares Nacionais, abrangendo a formação fundamental, estabelecendo uma visão ampla da Farmácia.

Para se atingir o perfil idealizado do egresso, cada disciplina tem função primordial na formação. A matriz curricular proposta está sedimentada na inter e multidisciplinaridade uma vez que, os conteúdos e conhecimentos estão implicitamente conectados, o trabalho docente precisa ser coeso, já que este sequenciamento produz o perfil do profissional do Farmacêutico a ser formado pela Facimed. A otimização do corpo docente traz uma prática interdisciplinar ao curso, mais vivenciada, e não somente teorizada.

Para atender estas exigências foi formulada estrutura curricular com 4.220 horas que incluem aulas teóricas, práticas, estágios supervisionados, disciplinas optativas e atividades complementares. As disciplinas estão divididas em 10 semestres letivos, com prazo mínimo de 5 anos para sua integralização e conta com duas opções de horários, podendo o acadêmico realizar o curso no período matutino ou noturno.

Farmácia