Cursos

Enfermagem

Descrição

Autorizado Portaria n.º 2.811, de 13/09/2001.
DOU nº 239 de 17/12/2001.
Reconhecido pela Portaria Ministerial do MEC: n.º 223 de 07/06/2006
E-mail: enfermagem@facimed.edu.br


APRESENTAÇÃO DO CURSO

O curso de Enfermagem da FACIMED visa proporcionar sólida formação, preparando assim um enfermeiro generalista e empreendedor, que valorize a interdisciplinaridade, tenha autonomia no pensar e decidir e que seja capaz de atender as necessidades regionais e nacionais no âmbito de suas competências. Assim, buscar-se-á formar um Enfermeiro que esteja apto a atuar profissionalmente em equipes multiprofissionais ou individualmente, na iniciativa privada ou no serviço público, como autônomo ou prestador de serviço, em grandes centros urbanos ou pequenos, com produtividade e qualidade, tendo como preocupação fundamental a promoção de saúde da população. Enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional qualificado para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos. Capaz de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.


ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

O curso de Enfermagem parte de novos paradigmas e de novos conteúdos. Novos paradigmas porque a matriz curricular e o currículo pleno prevêem unidades curriculares, bem como atividades complementares, dirigidas na formação holística do profissional Enfermeiro. Trata-se de um curso cujo perfil atende plenamente às exigências de uma formação fundamental, estruturada de maneira profissionalizante, visando a ampliar as possibilidades e potencialidades formativas do egresso do curso de Enfermagem.

A matriz curricular inova no sentido de reduzir o número de matérias e disciplinas, sem perda de qualidade, adequando o currículo às Diretrizes Curriculares do Curso de Enfermagem e à LDB/96. Desta forma, dá-se maior flexibilidade à proposta pedagógica com disciplinas, dentro de uma estrutura de curso seriado/integral. As disciplinas de uma mesma base teórica e/ou prática serão lecionadas por grupos de professores, evitando-se a fragmentação, fomentando-se a integração e a interdisciplinaridade dos conteúdos ministrados.

A organização curricular pressupõe a elaboração de um currículo sustentado por matrizes teórico-filosóficas correspondentes a uma perspectiva crítica da Enfermagem e fundamentalmente capaz de romper a dicotomia teoria/prática, adotando um modelo didático centralizado no aluno.

A inter-relação do ensino teórico e prático será alcançada através da total e permanente integração do conteúdo programático, quando aspectos teóricos serão fornecidos, subsidiando a abordagem prática, quer seja laboratorial, ambulatorial ou coletiva, de forma concomitante e contínua, na quase totalidade das disciplinas que compõem a estrutura curricular.

Na estrutura curricular do Curso de Enfermagem da FACIMED, é contemplada a formação humanística do graduando. A visão social e ética é trabalhada não apenas nas disciplinas de cunho social, mas estará inserida na filosofia da articulação curricular.

Enfermagem