Cursos

Arquitetura e Urbanismo

Descrição

Portaria MEC nº. 306 de 20/05/2014

publicada no D.O.U. de 21/05/14

E-mail: arquitetura.urbanismo@facimed.edu.br


A PROFISSÃO DE ARQUITETO
O Arquiteto e Urbanista é  um profissional que se dedica a projetar o espaço habitado pelo homem (residências, cidades, edifícios, parques etc.), visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. Para isso, leva em conta os aspectos técnicos, históricos, culturais e estéticos do meio ambiente. Por isso, sua formação é multidisciplinar, envolvendo desde a área de humanidades até aspectos técnicos relacionados à construção civil, a materiais, entre outros. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos, efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

A profissão de arquiteto é regulamentada. Para exercê-la é obrigatório possuir diploma de bacharel em Arquitetura emitido por curso superior reconhecido pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da região onde atua.
 
O CURSO
O curso de Arquitetura é do tipo bacharelado e dura em média cinco anos. Nele, o aluno aprende a organizar e projetar espaços externos e internos, levando em consideração critérios de conforto, estética e funcionalidade. Tem como objetivo formar um profissional generalista, apto a compreender e traduzir as necessidades dos indivíduos, de grupos sociais, de comunidades e da sociedade em geral, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior. Ele deve abranger o urbanismo, a edificação, o paisa­gismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção e o equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE ARQUITETURA E URBANISMO E ENGENHARIA CIVIL?
Os profissionais das duas áreas intervêm no meio ambiente por meio de construções. O arquiteto projeta e organiza espaços de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Já o engenheiro civil projeta e executa obras. Ambos atuam na construção de edifícios, mas o arquiteto tem exclusividade no trabalho de planejamento urbano e regional, monumentos e patrimônio cultural. Ao engenheiro cabe a responsabilidade por obras de infraestrutura.

Detalhes
  • Duração: 5 anos

  • Carga horária: 4.040

Professores
Coordenadores
Cadastro de Intenção de Curso

Não há turmas disponíveis para este curso! Entre em contato conosco para saber mais informações.

Compartilhe nas Redes Sociais

Arquitetura e Urbanismo