Arquitetura e Urbanismo

Cursos

Arquitetura e Urbanismo

Descrição

Autorização pela Portaria SERES nº. 306 de 20 de maio de 2014, publicada no D.O.U. em 21/05/2014.
E-mail: arquitetura.urbanismo@facimed.edu.br


OBJETIVO

O Arquiteto e Urbanista é  um profissional que se dedica a projetar o espaço habitado pelo homem (residências, cidades, edifícios, parques etc.), visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que neles vivem. Para isso, leva em conta os aspectos técnicos, históricos, culturais e estéticos do meio ambiente. Por isso, sua formação é multidisciplinar, envolvendo desde a área de humanidades até aspectos técnicos relacionados à construção civil, a materiais, entre outros. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos, efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

A profissão de arquiteto é regulamentada. Para exercê-la é obrigatório possuir diploma de bacharel em Arquitetura emitido por curso superior reconhecido pelo MEC e obter o registro profissional no Conselho de Arquitetura e Urbanismo da região onde atua.

PERFIL DO EGRESSO

O curso de Arquitetura e Urbanismo da FACIMED enfatiza a formação de um arquiteto e urbanista que seja capaz de analisar, propor e elaborar o espaço, considerando as suas dimensões naturais e culturais, materiais e simbólicas, funcionais e tecnológicas. Esse processo de formação dá-se reconhecendo que o campo da Arquitetura e Urbanismo tem diversas interfaces com outros campos e exige um exercício profissional comprometido com a interdisciplinaridade, bem como um comprometimento com a sustentabilidade ambiental, com a diversidade cultural e com a justiça social, tanto no âmbito regional quanto no cenário nacional.

O egresso estará apto a intervir no ambiente, a fim de criar novos espaços, internos e externos, levando em consideração a técnica construtiva e os recursos locais (humanos e materiais) através de intenção técnica-estética para atender às necessidades ou às demandas do indivíduo e/ou coletivo, como também a trabalhar em equipe ao incorporar novas metodologias que potencializam o desenvolvimento sistemático, integrado e simultâneo ao considerar o ciclo de vida do projeto, possibilitando a identificação e solução de problemas.

Com o objetivo de evitar repetições e incentivar a identidade da obra, o egresso levará em conta os condicionantes físicos (legislação, topografia, vegetação e clima) e sociais (costumes, tradições culturais e realidade econômica da população local), estando apto a desenvolver uma arquitetura própria, possibilitando a inserção do profissional em variados cenários, tendo em vista que cada povo, em sua região, demanda uma arquitetura singular em função de seu contexto no tempo e no espaço.

É grande a relevância do curso no contexto local e regional, visto que existe a necessidade de ampliação da atuação do profissional arquiteto e urbanista no mercado devido ao processo de formação e expansão das cidades do estado de Rondônia. Por meio de eventos acadêmicos e integração da IES com a sociedade, o aluno terá contato com a comunidade profissional e as novas demandas de mercado.

MENSALIDADE

R$ 1.767,97 (Noturno - Valor Integral)

R$ 1.585,62 (Vespertino - Valor Integral)

Arquitetura e Urbanismo