FACIMED - Faculdade Ciências Biomédicas de Cacoal

Fies

O que é?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores não gratuitas na forma da Lei 10.260/2001. Podem recorrer ao financiamento os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.

Em 2010, o FIES passou a funcionar em um novo formato: a taxa de juros do financiamento passou a ser de 3,4% a.a., o período de carência passou para 18 meses e o período de amortização para 3 (três) vezes o período de duração regular do curso + 12 meses. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) passou a ser o Agente Operador do Programa para contratos formalizados a partir de 2010. Além disso, o percentual de financiamento subiu para até 100% e as inscrições passaram a ser feitas em fluxo contínuo, permitindo ao estudante o solicitar do financiamento em qualquer período do ano.

A partir do segundo semestre de 2015, os financiamentos concedidos com recursos do Fies passaram a ter taxa de juros de 6,5% ao ano com vistas a contribuir para a sustentabilidade do programa, possibilitando sua continuidade enquanto política pública perene de inclusão social e de democratização do ensino superior. O intuito é de também realizar um realinhamento da taxa de juros às condições existentes no ao cenário econômico e à necessidade de ajuste fiscal.

-> Quadro de oferta de vagas, disponível neste link para download
-> Documentação para FIES e/ou PROUNI, disponível neste link para download

Editais e Circulares

-> Edital Nº 1, de 2 de janeiro de 2019 Processo Seletivo - 1º semestre de 2019 Fundo de Financiamento Estudantil – FIES e Programa de Financiamento Estudantil - P-FIES
-> Circular Eletrônica nº 2-2019 – FIES-FNDE-MEC - Aditamento de renovação semestral 2019.1
-> Edital N° 5 de 23 de janeiro de 2019
-> Edital Nº 26, de 9 de abril de 2019 - Lista de Espera

Resoluções e Portarias

-> PORTARIA N° 1.435, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 - Dispõe sobre o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil - FIES e do Programa de Financiamento Estudantil - P-FIES, referente ao primeiro semestre de 2019, e dá outras providências.
-> RESOLUÇÃO Nº 22, DE 5 DE JUNHO DE 2018 - FIES Estabelece o valor semestral máximo e mínimo de financiamento no âmbito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para contratos formalizados a partir do 2º semestre de 2018.
-> PORTARIA Nº 209, DE 7 DE MARÇO DE 2018 - Dispõe sobre o Fundo de Financiamento Estudantil - fies, a partir do primeiro semestre de 2018.
-> RESOLUÇÃO Nº 06, DE 13 DE DEZEMBRO DE 2017  - CG-FIES Dispõe sobre a regulamentação do boleto único e sua composição no âmbito do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).